Enquanto a Suzuki do Brasil lança no mercado nacional a segunda geração da Suzuki Hayabusa como modelo 2021, a Suzuki apresenta a nova geração da da lendária hiper-desportiva de 1.340 cm3
Eletrônica refinada
Tudo é baseado na nova versão do Suzuki Intelligent Ride System(SIRS), com o qual o piloto pode escolher os modos de pilotagem mais adequados às condições específicas de pilotagem.
O seletor de modo de pilotagem Suzuki Alpha (SDMS-α) oferece uma escolha entre três mapeamentos “predefinidos” (A, B e C) e três personalizáveis pelo piloto (U1, U2, U3). Cada um deles modifica o comportamento dos sistemas individuais, como o controle de tração em curvas (que pode ser desativado e que por sua vez oferece 10 níveis de intervenção), o controle anti-wheelie (também neste caso pode ser desativado ou “jogado “com as configurações personalizadas), controle do freio motor e sistema de transmissão automática.
O Cruise Control também é padrão: a configuração é exibida no visor LCD e a velocidade pode ser facilmente ajustada para cima ou para baixo usando o botão de seleção (mais ou menos) no manete esquerdo. O controle de cruzeiro pode ser ajustado de 31 km / ha 200 km / h durante a condução e de 2.000 a 7.000 rpm a partir da segunda marcha.
Chassis: quadro, suspensão, freios e aros
O quadro de viga dupla é feito de liga de alumínio e emparelhado com um garfo totalmente ajustável de 43 mm de cabeça para baixo, assim como o monoshock KYB totalmente ajustável.
A frenagem com ABS nas curvas se baseia em pinças de 4 pistão Brembo Stylema que mordem discos de 320 mm na frente e pinças de pistão único Nissin atrás.
Os aros têm 7 raios equipados com pneus Bridgestone e a capacidade do tanque é de 20 litros. Tudo por um peso a seco que chega a 264 kg.
Design e instrumentação
Mantendo as linhas inconfundíveis da Hayabusa dos anos 90, o novo design da carenagem – a Suzuki promete – tem um dos melhores coeficientes de penetração aerodinâmica alcançados por uma motocicleta até hoje. Além de contribuir para a estabilidade e o controle em altas velocidades, torna a direção mais confortável e menos cansativa.
Para quem deseja mais proteção contra o vento existe como opção um para-brisa 38 mm mais alto que o padrão.
A instrumentação também recebe uma boa atualização: o tacômetro e o velocímetro com ponteiro certamente parecem “mais frescos” e graças à nova iluminação por LED a visão se torna mais simples e clara.
No centro entre os dois está o display TFT no qual todas as configurações escolhidas pelo motorista são exibidas, enquanto nas laterais do painel, você encontrará os medidores de temperatura da gasolina e do óleo. As luzes são Full-LED e os piscas dianteiros estão posicionados nas bordas externas das entradas de ar frontais. Cheio de botões o guidão permite ao piloto acessar quase todas as configurações e ajustes do Sistema Inteligente de Condução Suzuki (SIRS), incluindo o controle de cruzeiro.
Quanto vai custar a nova Suzuki Hayabusa?
O Hayabusa vai custar na Europa 19.390 euros (R$ 125,600 em conversão direta), estando também disponível a versão web edition, produzida em 10 exemplares e superequipada que custa 21.490 euros (R$ 139,200 em conversão direta).
Ficha Suzuki Hayabusa:
Motor: 1340cc l / c DOHC em linha-quatro
Potência: 187,74 cv a 9700 rpm
Peso a seco: 264 kg
Altura do assento: 800 mm
Quadro: duplo de alumínio
Capacidade de combustível: 20 litros
Suspensão dianteira: forquilha invertida KYB, totalmente ajustável
Suspensão Traseira: Monochoque KYB, totalmente ajustável
Freios dianteiros: 2 monoblocos radiais Brembo Stylema com discos de 320 mm
Pinça de pistão de Nissin de freio traseiro com 260 mm de altura do assento de disco 800 mm
Cores Glass Sparke Preto / Candy Burnt Gold Metallic Matt Sword Silver / Candy Daring Red