Como foco cada vez maior do país na região do Ártico, a Rússia lançou um novo navio de pesquisa do Ártico, denominado Pólo Norte .
O navio do Projeto 00903 é descrito como uma “plataforma autopropelida resistente ao gelo” e se destina a navegar pelas águas do norte congelado, conduzindo levantamentos geológicos, sonares, geofísicos e oceanográficos. Também está longe de ser bonito.
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O casco em forma de ovo da embarcação, construído em aço especial de alta durabilidade, é devido a sua necessidade de lidar com gelo leve, sendo impulsionado a uma velocidade de cerca de 10 nós.
Este navio não é um quebra-gelo , entretanto, e seu casco reforçado é projetado para ser mais capaz de retirar o gelo do que atravessar através dele. Em vez disso, seu design geral foi otimizado para resistência e autonomia.
O Estaleiro Admiralty em São Petersburgo, que faz parte da United Shipbuilding Corporation da Rússia, lançou o Pólo Norte em 18 de dezembro, quase exatamente dois anos após o início da construção .
A embarcação foi construída para o Serviço Federal de Hidrometeorologia e Monitoramento Ambiental, mais conhecido como Roshydromet, a um custo reportado de $ 100 milhões.
Ele está sendo executado como um projeto conjunto entre a Roshydromet e o Instituto de Pesquisa Ártico e Antártico da Rússia .
Medindo 84 m de comprimento por 74m de largura e com um deslocamento de 10.225 toneladas, o Pólo Norte se destina a ser o primeiro navio de seu tipo a ficar permanentemente baseado no Ártico.
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Uma vez que estará em serviço por longos períodos, o Pólo Norte será abastecido por quebra-gelos de passagem ou por via aérea, e há espaço para um helicóptero Mi-8 permanentemente embarcado. Esta será uma versão Mi-8AMTSh-VA que foi especialmente adaptada para operações no ambiente ártico. No futuro, o heliporto do navio também poderá suportar variantes do Mi-38 e, talvez, aeronaves de asas rotativas ainda mais avançadas .