Você já se perguntou como é o interior de um pneu de F1? As grandes rodas de borracha são algumas das peças mais importantes de um carro de Fórmula 1, proporcionando todo o contato com a pista. Esse cara cortou um ao meio para ver exatamente do que é feito e voltou com alguns resultados interessantes.
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Scott Mansell do canal Driver61 no YouTube colocou as mãos em um pneu Pirelli usado na F1, pegou uma serra circular e dividiu em dois, revelando os materiais internos que você normalmente não vê nas corridas.
O pneu parece ser feito de 3 seções principais: o talão onde ele fica preso a roda, a parede lateral e o patch de contato.
O talão é a seção mais espessa e menos flexível, usando bandas de aço embutidas na borracha para se prender à roda. Há também sulcos moldados na borracha para ajudar a segurar a roda em cenários de alta fricção, garantindo que o pneu não escorregue e gire em seu ponto de montagem.
A parede lateral é muito mais fina e feita exclusivamente de borracha. Ela é construído para flexionar sob alta carga.
O patch de contato é a parte que realmente toca a estrada, então ele precisa ser resistente o suficiente para lidar com os impactos (mas não tão forte que não possa flexionar). Tem bandas de aço finas por toda parte.
Mansell explica tudo aqui (vídeo em inglês), ao mesmo tempo inalando fumaça de pneus e tomando um banho de borracha queimada.