O enorme sucesso do Honda X-ADV fez com que o resto das marcas colocassem as baterias e realizassem algo semelhante com suas scooters.
Agora foi a Yamaha que reinterpretou a scooter de aventura com seu próprio modelo que chamou de X-Force. No momento foi anunciada sua partida no Japão, embora não seria surpreendente se chegasse ao mercado mundial.
+ Yamaha NMAX 160, ficha técnica, potência, consumo e preço
+ Yamaha NMAX 160 assume a liderança em ranking de buscas
+ Bajaj Dominar D400, ficha técnica, potência e consumo
+ Argentina negocia compra de helicópteros Boeing CH-47 Chinook
A Yamaha anunciou que em 28 de junho estará à venda no Japão a Yamaha X-Force ABS, uma motocicleta que busca ganhar espaço entre as novas scooters de aventura, como a Aprilia SR GT ou a Kymco DTX. Com uma imagem da mais esportiva e oferecendo tecnologia de última geração.
Esteticamente, sua imagem nos lembra um pouco do modelo da Aprilia. No entanto, ao contrário deste, ele não tem uma bolha alta que corta o vento acima da nossa cabeça, mas tem uma baixa central com difusores laterais.
Frontalmente tem um farol duplo, com as setas integrados aos lados da carenagem, oferecendo uma imagem dos mais esportivos. Isso também é ajudado pela “inclinação” para a frente da moto com a traseira um pouco mais alta. Continuando com sua silhueta temos que dizer que ele faz uso de um piso plano, o que ajudará entre deslocamentos para oferecer um conforto e carga extra. Seu assento é bastante plano, sendo coberto por trás com duas alças e um farol linear para o freio.
Mecanicamente, ele emprega um motor mono cilindro refrigerado a líquido de 155 cc com 15 cv de potência com tecnologia Blue Core e válvula variável (VVA) para fornecer alto torque em toda a faixa de rotação. Além disso, ele é equipado com um gerador elétrico inteligente que atua como um motor de partida, algo semelhante ao que alguns carros híbridos leves usam, oferecendo uma partida mais tranquila e um consumo mais leve.
O modelo usa um chassi tubular de aço com uma distância entre-eixos muito curta (1.340 mm, similar a NMAX 160 ) que lhe permite se mover com total agilidade tanto fora quanto dentro do trânsito congestionado da cidade. Ele também é projetado para todos os tipos de alturas, uma vez que tem um assento que tem um espaço de distância do solo de apenas 815 mm (765 mm na NMAX 160).
Mas se este novo Yamaha X-Force ABS se destaca por algo, é por seus equipamentos e tecnologia. A nova scooter tem um painel de instrumentos digital com tela LCD e conexão bluetooth graças ao aplicativo Yamaha Motorcycle Connect. Isso permite que os usuários monitorem chamadas recebidas e mensagens SMS, bem como o nível restante de bateria do telefone e outras informações relacionadas.
Por enquanto o scooter só estará disponível no Japão. O preço será de 396.000 ienes (cerca de R$ 15 mil em conversão direta).