Vídeo: Primeiros F-35As da força aérea polonesa chegam em Fort Smith para treinamento

F-35As da força aérea polonesa. X @KosiniakKamysz
F-35As da força aérea polonesa. X @KosiniakKamysz

Os dois primeiros caças F-35 da Força Aérea Polonesa aterrissaram na Base Aérea de Treinamento da Guarda Nacional de Ebbing, em Fort Smith, Arkansas, marcando o início de uma nova etapa para a modernização da aviação militar polonesa.

+ Clique aqui para ver o vídeo

O anúncio foi feito pelo Ministro da Defesa da Polônia, Władysław Kosinyak-Kamysh, por meio de sua conta na rede social “X”.

Treinamento Avançado para Pilotos Poloneses

Os caças serão preparados para dar início ao programa de treinamento de pilotos poloneses, que deverão realizar seus primeiros voos nas aeronaves em janeiro de 2025. O programa prevê que, até 2027, 24 pilotos e 92 membros da equipe técnica da Força Aérea Polonesa sejam treinados na Base de Ebbing.

Além das habilidades de operação, os pilotos poloneses receberão qualificações de instrutores, permitindo-lhes treinar outros pilotos na Polônia. Para isso, será instalado no país um centro de treinamento integrado, equipado com oito simuladores completos, onde será realizada a próxima etapa do treinamento.

F-35As da força aérea polonesa. X @KosiniakKamysz

Expansão do Programa

Ao todo, 8 F-35As da Força Aérea Polonesa deverão estar estacionados na Base de Ebbing, participando do programa geral de treinamento. A cooperação entre a Polônia e os Estados Unidos reflete os esforços contínuos para fortalecer as capacidades de defesa polonesas em meio a um cenário geopolítico cada vez mais desafiador na Europa.

Reforço Estratégico

A aquisição dos caças F-35A faz parte do plano estratégico de modernização militar da Polônia, visando aprimorar sua capacidade de resposta e defesa. Este movimento coloca a Força Aérea Polonesa em alinhamento com outras nações que já operam o avançado caça de quinta geração, consolidando sua presença no cenário global de segurança.

Com os primeiros voos programados para janeiro de 2025 e a infraestrutura de treinamento avançada sendo implementada, a Polônia dá um passo significativo para integrar uma das mais modernas plataformas de combate aéreo do mundo em suas forças armadas.

Fontes e imagens: X @KosiniakKamysz , mil.in.ua. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.

Back to top