Vídeo mostra tanque T-72B3 atropelando veículo anti-minas ao tentar fugir de drone

Vídeo mostra tanque T-72B3 atropelando veículo anti-minas ao tentar fugir de drone. Foto: reprodução Twitter

Foi divulgado no Twitter um vídeo, supostamente feito da frente de “Velyka Novosilka”, na região sudoeste de Donetsk na Ucrânia, mostrando um tanque T-72B3 ucraniano aparentemente esmagando um MRAP internacional M1224 MaxxPro enquanto tentava evitar ser atingido por um ataque de drone “Lancet” russo.

+ Clique aqui para ver o vídeo do tanque

+ Vídeo: Bandidos roubam moto usando pedra em frente a lanchonete cheia e ninguém faz nada
+ Vídeo: Aviões de ataque russos Su-25SM atacam Forças Armadas da Ucrânia na direção de Krasny Liman
+ Maíra Cardi ganha carrão de Primo Rico no Dia dos Namorados; saiba o preço

Um outro vídeo mostra o T-72B3 e o MRAP , aparentemente o tanque possa ser reparado e recolocado em combate, já o dano ao MRAP é atualmente desconhecido, mas parece ser muito mais grave.

T-72B3

T-72B3. Foto: Wikipedia

O T-72B3 é uma variante modernizada do T-72, que é um dos tanques de batalha principal mais amplamente produzidos do século XX. Originalmente desenvolvido na União Soviética, o T-72 entrou em produção em 1969. Desde então, centenas de milhares de unidades foram produzidas e o tanque viu serviço em numerosos conflitos ao redor do mundo.

A variante T-72B3, especificamente, foi introduzida pelas Forças Armadas russas em 2010. Esta atualização moderniza o T-72 com várias novas tecnologias e melhorias de desempenho.

Algumas das atualizações mais notáveis no T-72B3 incluem:

  • Um novo motor mais poderoso
  • Equipamentos de visão noturna aprimorados
  • Uma nova arma principal, a 2A46M 125 mm de cano liso, que pode disparar uma variedade de munições, incluindo mísseis anti-tanque
  • Melhorias no blindagem, incluindo a adição de blindagem reativa explosiva (ERA) para melhorar a proteção contra mísseis anti-tanque e outras ameaças
  • Melhoria dos sistemas de controle de fogo e de navegação.

Apesar de suas melhorias, o T-72B3 ainda compartilha muitas das características do projeto original do T-72, incluindo seu perfil baixo e sua famosa torre em forma de “cogumelo”. Esses atributos ajudaram a manter o T-72 viável no campo de batalha moderno, apesar de sua idade.

MRAP internacional M1224 MaxxPro

MRAP internacional M1224 MaxxPro. Foto: Wikipedia

O International M1224 MaxxPro MRAP (Mine-Resistant Ambush Protected) é um veículo de combate blindado projetado pela Navistar Defense, subsidiária da empresa americana Navistar International, em parceria com a israelense Plasan Sasa, que projetou e fabrica a blindagem do veículo. O veículo foi projetado para participar do programa de veículos Mine Resistant Ambush Protected (Resistente a Minas e Protegido contra Emboscadas) das forças armadas dos EUA, liderado pelo Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, bem como um programa similar liderado pelo Exército dos EUA chamado Medium Mine Protected Vehicle (Veículo de Proteção Média contra Minas).