
As Forças Armadas da Ucrânia estão empregando os morteiros autopropulsados búlgaros Tundzha contra as tropas ocupantes. Um vídeo mostrando o uso desses equipamentos na linha de frente foi publicado no canal de Telegram NMFTE.
+ Clique aqui para ver o vídeo
A Ucrânia havia planejado adquirir esses morteiros autopropulsados anos antes da invasão em grande escala, mas a compra não foi concretizada, apesar de os recursos já terem sido alocados do orçamento estatal. O ex-chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia, Viktor Muzhenko, afirmou em 2020 que os fundos destinados à aquisição dos Tundzha foram devolvidos ao orçamento do Estado.
Os morteiros autopropulsados Tundzha foram produzidos sob licença na Bulgária e, inicialmente, exportados para os países do Pacto de Varsóvia e posteriormente para outras nações ao redor do mundo. O principal armamento desse veículo é um morteiro regimental M-120 de 120 mm, modelo de 1955.
O blindado foi desenvolvido no início da década de 1980 sob a liderança do designer-chefe Georgi Ishmeriev. A carga de munição do Tundzha inclui 60 minas e uma metralhadora PKT com 2.000 cartuchos.

Os modelos análogos ao Tundzha, montados sobre o chassi do trator multiuso MT-LB, foram projetados na década de 1960 na União Soviética pelo Instituto Central de Pesquisa Burevestnik, sendo destinados às Forças Terrestres e Aerotransportadas soviéticas.
Fonte e imagens: Telegram @NMFTE. mil.in.ua. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.