Vídeo: EF-18A Hornet realiza manobra perigosa e afasta Su-30SM russo. Foto e vídeo: Twitter @BabakTaghvaee1
Um EF-18A Hornet espanhol, enquanto escoltava caças russos Su-30SM sobre o Mar Báltico, realizou uma manobra perigosa, “cortando” um dos lados da formação russa. O vídeo foi divulgado por pilotos da aviação russa.
+ Clique aqui para ver o vídeo
Durante um voo de rotina, um par de Su-30SMs russos encontrou-se com um caça EF-18A, que voou para escoltá-los. Durante o voo, o Hornet realizou uma manobra arriscada, voando a uma curta distância das aeronaves russas e quebrando a formação.
Provavelmente, o objetivo de tal “jogo” era interferir no trabalho dos pilotos russos, que frequentemente voam perto do espaço aéreo de países vizinhos. Ao realizar tais manobras, o piloto do EF-18A corre sérios riscos de colisão em alta velocidade. Além disso, a zona de turbulência gerada pelo caça espanhol pode desestabilizar a aeronave que voa atrás a uma curta distância.
EF-18A Hornet. Foto: Wikipedia
Os autores do vídeo não forneceram detalhes adicionais sobre a situação. No entanto, considerando a presença do raro EF-18A, é possível que o incidente tenha ocorrido perto das águas territoriais da Finlândia.
Ao mesmo tempo, os caças russos Su-30SM provavelmente pertencem à aviação naval da Marinha Russa. No mês passado, o Ministério da Defesa finlandês informou que uma aeronave das Forças Aeroespaciais russas violou o espaço aéreo do país na costa do Golfo da Finlândia, perto da cidade de Loviisa. O avião permaneceu no espaço aéreo da Finlândia por cerca de dois minutos, voando 2,5 quilômetros dentro do território finlandês.
“Levamos a sério essa suspeita de violação territorial, por isso iniciamos uma investigação”, disse o ministro da Defesa, Antti Hakkänen, na época.
Em 14 de junho, um bombardeiro russo Su-24M violou o espaço aéreo sueco a leste do extremo sul da ilha de Gotland. Este foi o primeiro incidente desse tipo desde que a Suécia aderiu à OTAN.
+ Veja mais vídeos sobre a invasão russa da Ucrânia
Su-30SM. Foto: Wikipedia
Foto e vídeo: Wikipedia / Twitter @BabakTaghvaee1. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.