A BMW Motorrad inaugura num novo segmento com a tão esperada nova R 18, um modelo que segue a tradição das motos históricas da BMW, tanto tecnicamente quanto em termos de design, e que empresta aspetos tecnológicos e visuais das motos famosas como a BMW R 5 voltando a atençao para o essencial da moto: tecnologia purista sem adornos e o motor boxer como parte central da moto.
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A R 18 traduz com maestria o estilo dos tempos passados para a atualidade, preservando um design purista em vários detalhes e refletindo a influência das clássicas BMW R 5. Não é por acaso que elementos funcionais e de design, como o quadro, o tanque em forma de lágrima, a transmissão exposta e a pintura de listras finas fazendo lembrar a lendária boxer de 1936.
O mais potente motor boxer de 2 cilindros da marca tem uma cilindrada de 1802 cc, potência máxima de 91 cv a 4750 rpm e uma velocidade máxima de 180 km/h.
A suspensão da nova R 18 é uma estrutura de aço tubular de duplo loop. A atenção meticulosa aos detalhes é evidente em recursos não aparentes, como juntas soldadas entre tubos de aço e peças fundidas. Como a lendária BMW R 5, o braço oscilante traseiro, envolve a transmissão do eixo traseiro num estilo autêntico usando ligações aparafusadas.
A suspensão da nova BMW R 18 dispensam as opções de ajuste eletrônico. Em vez disso, opta por uma bengala telescópica e uma suspensão central montada diretamente com amortecimento dependente do percurso e pré-carga de mola ajustável.
Como a lendária BMW R 5, os tubos telescópicos das bengala são revestidos. O diâmetro é de 49 mm, enquanto o curso da suspensão é de 120 mm na frente e 90 mm na traseira. O novo sistema de freios da BMW R 18 consiste em um freio a disco duplo na frente e um freio a disco único na traseira. Por outro lado, as rodas com raios garantem uma aparência extremamente elegante.
A nova R 18 também oferece os três modos de condução padrão “Rain”, “Roll” e “Rock”, algo incomum neste segmento, para poder adaptar-se às preferências individuais do condutor. O modelo padrão também inclui o ASC (Controle de Tração, podendo ser desligado), que garante um alto nível de segurança ao conduzir. Além de ser equipada de série com controle do motor (MSR), entre outras opções.
A BMW divulgou o preço da R18 na Europa, a partir de 23.626 euros, ou algo em torno de R$ 136 mil em conversão direta.