Lançada em 2004 (já como modelo 2005) e produzida até 2014 (modelo 2015),a Honda CB 600F Hornet foi um sucesso imediato com diferentes públicos se apaixonando pela moto.
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Desde os fãs de superesportivas que se impressionaram com o desempenho da Hornet e sua velocidade máxima de mais de 200 km/h, até as pessoas que foram atraídas pelo design agressivo da naked da montadora Japonesa. A ponteira do escape alta, saindo à direita da rabeta, não passava despercebida e chamava a atenção tanto pela beleza quanto pelo som característico.
Todo seu conjunto era muito bem acertado, mas o motor herdado da CBR 600RR era um dos destaques. Ligeiramente suavizado, apresentava 96,5 cv de potência máxima no modelo 2004, um desempenho realmente impressionante sendo quase o dobro de potência de outro sucesso da Honda, a CB 500.
A Hornet também era bastante ágil e fácil de pilotar, com um custo menor do que suas principais concorrentes. Um outro fator que chamava bastante a atenção era seu consumo combustível, bom considerando ser uma moto tão potente.
Se alguém achava que era difícil melhorar a Hornet, se enganou. E a segunda versão, lançada em 2008, trouxe muitas novidades.
Com a troca dos carburadores pela injeção eletrônica PGM-FI, a potência máxima foi para 102 cv. A moto também ficou 5 kg mais leve, com o uso do alumínio no material do chassi monotrave, substituindo o aço. A suspensão dianteira passou a ser invertida e a frenagem C-ABS agora era oferecida como opção.
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O design ficou ainda mais agressivo com as novas linhas modernas, o conjunto óptico dianteiro e o escape 4 em 1 que saía por baixo do motor.
Em sua última atualização, anunciada em 2011, já como modelo 2012, a base do modelo anterior foi praticamente mantida, porém, o visual mudou bastante. A moto perdeu um pouco de sua indentidade suas linhas ficaram mais sóbrias, com forte inspiração na CB 1000R. O painel se deslocou para junto do farol dianteiro, enquanto a taseira ficou mais fina e as alças para o garupa foram retiradas. A potência foi mantida em 102 cavalos.
De 2004 até 2014, quando a Honda parou de produzir a Hornet na fábrica em Manaus-AM, foram vendidas quase 48 mil unidades. Só em 2009 houve mais de 6 mil novas motos nas ruas, liderando a categoria sem qualquer ameaça. Nesta época, inclusive, o Brasil era o país que mais vendia Hornet’s em todo o mundo. Naquele ano, uma CB 600F zero quilômetro custava pouco mais de R$ 33 mil na concessionária.
Hoje em dia, a Honda CB 600F Hornet continua sendo bastante procurada e cobiçada por fãs de velocidade e colecionadores, fazendo com que a moto tenha um alto valor de revenda.
Ficha técnica da Honda CB 600F (Hornet) 2008 a 2011
Motor | |
---|---|
Tipo de motor | DOHC, 16 válvulas, 4 tempos |
Refrigeração | líquida |
Capacidade cúbica | 599,3 cc |
Diâmetro x Curso | 67,0 x 42,5 mm |
Taxa de compressão | 12:1 |
Potência máxima | 102 cv (12.000 rpm) |
Torque máximo | 6,53 kgf.m (10.500 rpm) |
Alimentação | Injeção eletrônica |
Capacidade de óleo (total) | 1 litro |
Combustível | |
Alimentação | Injeção eletrônica |
Combustível | Gasolina |
Tanque de combustível (incluíndo reserva) | 19 litros |
Reserva de combustível | 3,5 litros |
Eletrônica | |
Ignição | CDI/ECU |
Partida | Elétrica |
Bateria | 12V, 10Ah selada |
Farois | 55W H7 + 60W H9 |
Transmissão | |
Embreagem | Multidisco banhada a óleo |
Câmbio | Manual sequencial de 6 velociades |
Transmissão final | Por corrente |
Quadro | |
Tipo de quadro | Tubular de berço semi-duplo em alumínio |
Dimensões | |
Comprimento | 2.090 mm |
Largura | 740 mm |
Altura | 1.095 mm |
Distância mínima do solo | 135 mm |
Distância entre eixos | 1.435 mm |
Caster | 25º |
Trail | 99 mm |
Altura do assento | 800 mm |
Peso seco | 188 kg (193 kg com ABS) |
Suspensão dianteira | Garfo teléscopico com 41 mm de diâmetro e 120 mm de curso |
Suspensão traseira | Monoamortecida com regulagem de pré-carga e 128mm de curso |
Roda dianteira | De liga leve, 17 polegadas |
Roda traseira | De liga leve, 17 polegadas |
Pneu dianteiro | 120/70-17 ZR sem câmara |
Pneu traseiro | 180/55-17 ZR sem câmara |
Freios | |
Freio dianteiro | Disco flutuante duplo de 296 mm, com pinça de 4 pistões opostos |
Freio traseiro | Disco simples de 240 mm e pinça deslizante de pistão simples |
Outras informações | |
Categoria | Naked |
Consumo | |
Consumo esportivo | 12,1 km/l |
Consumo econômico | 18,5 km/l |
Preço médio de mercado – Tabela fipe | |
Preço/ano * | R$ 44.355,00 – 2015 R$ 43.146,00 – 2014 R$ 41.970,00 – 2013 R$ 40.448,00 – 2012 R$ 35.612,00 – 2011 R$ 33.810,00 – 2010 R$ 32.473,00 – 2009 R$ 31.581,00 – 2008 R$ 27.077,00 – 2007 R$ 26.334,00 – 2006 R$ 24.736,00 – 2005 *Preços em Junho de 2022 |