Um vídeo divulgado pelo Ministério de Defesa da Rússia, mostra o exercício de lançamento de míssil hipersônico pela fragata “Almirante Gorshkov“.
+ Clique aqui para ver o vídeo
+ VÍDEO: Perseguição em alta velocidade na Rússia resulta em vários veículos destruídos
+ VÍDEO: Tanques russos T-90M rompem as defesas ucranianas
+ VÍDEO: Caças russos Su-25 destroem posições ucranianas
A tripulação da fragata “Almirante Gorshkov”, operando na parte ocidental do Oceano Atlântico, realizou um exercício sobre o uso de mísseis hipersônicos usando simulação de computador
De acordo com o vídeo, a fragata “Almirante da Frota da União Soviética Gorshkov” elaborou a organização do lançamento de um míssil com um míssil hipersônico “Zirkon” em um alvo marítimo que imita um navio de um falso inimigo e localizado a uma distância de mais de 900 quilômetros.
Em fevereiro de 2023, vários exercícios conjuntos estão planejados para serem realizados na costa da República da África do Sul com a Marinha da República da África do Sul e a Marinha do Exército Popular de Libertação da China.
+ Aline Campos mostra cicatrizes de acidente na Indonésia
+ Bombeiros tentam capturar trem fantasma em chamas
3M22 Zirkon
O 3M22 Zirkon também escrito como 3M22 Tsirkon é um míssil de cruzeiro hipersônico anti-navio atualmente em produção pela Rússia. Foi produzido principalmente para a Marinha Russa, capaz de ser lançado de fragatas e submarinos.
A alta velocidade do Zirkon provavelmente lhe dá melhores características de penetração de alvo do que mísseis de cruzeiro subsônicos mais leves, como o Tomahawk . Sendo duas vezes mais pesado e quase onze vezes mais rápido que o Tomahawk, o Zircon tem mais de 242 vezes a energia cinética em cruzeiro de um míssil Tomahawk (≈9 gigajoules , ou igual a 2.150 kg de energia explosiva TNT ). Sua velocidade Mach 9 significa que não pode ser interceptado pelos sistemas de defesa antimísseis existentes e sua precisão o torna letal para grandes alvos, como porta-aviões .
Em janeiro de 2023 o Zirkon foi implantado pela primeira vez na fragata da classe Admiral Gorshkov , que é o navio principal da série de fragatas Projeto 22350.