Originalmente lançado em 1998 como VAZ-2123 , o pequeno SUV foi rebatizado de Chevrolet Niva em 2003 como resultado de um acordo firmado entre a General Motors e a AvtoVAZ nos EUA. No entanto, a empresa americana optou por dissolver a associação há alguns meses e concordou em vender sua participação de 50 por cento para a montadora russa. É por isso que o pequeno off-road está de volta em 2021, agora com o emblema Lada , o nome Niva Travel e algumas mudanças visuais.
+ Lada Niva Legend é eleito o SUV do Ano 2022
+ Givi lança nova linha de bolsas para uso off-road para motos
+ Navio de pesquisa russo é provavelmente o navio mais feio que você já viu
+ Michelin Road Classic: pneus para motos clássicas e neo-retro mas com tecnologia moderna
O design da frente do pequeno 4×4 russo parece ser influenciado pelo Toyota RAV4 e agora apresenta faróis mais modernos e um capô redesenhado com dobras proeminentes. A grelha é muito maior do que antes e as cavas das rodas assumem formas mais quadradas em comparação com o Niva anterior . Na traseira, os motoristas agora mudaram para tecnologia avançada e Lada também fez algumas alterações no pára-choque.
Não foram publicadas imagens do interior , embora tudo indique que não sofreu grandes alterações. Podemos dizer o mesmo sobre o trem de força, pois o encarregado de mover o pequeno 4×4 russo é um motor a gasolina de 1,7 litro com 80 cavalos de potência e torque máximo de 127 Nm, canalizado por uma caixa manual de cinco marchas. Com estes números muito modestos, era de se esperar um desempenho muito discreto e o Lada Niva leva 19 segundos para atingir 100 km / he atinge uma velocidade máxima de 140 km / h.
A produção do Lada Niva Travel começou esta semana na Rússia, onde a versão off-road mais difícil foi a primeira a chegar à linha de montagem. Este vem equipado com alguns componentes muito legais, como uma entrada de ar tipo snorkel, pneus off-road e um kit de carroceria revestido de plástico sem pintura. Tudo isso sem esquecer um sistema de tração integral permanente que permitirá ao 4×4 russo se deslocar para qualquer lugar.
Deve-se lembrar que o 2021 Lada Niva não é a substituição direta do SUV clássico que costumava levar este nome, pois ainda é vendido hoje e não mudou muito desde o seu lançamento em 1977. Em 2018 foi apresentou um Niva completamente novo no Salão do Automóvel de Moscou, onde a AvtoVAZ apresentou o protótipo 4×4 Vision, mas ainda estamos esperando o modelo de produção.