
Os caças F-35 dos Estados Unidos que estão alocados na base da Força Área Real (RAF) de Lakenheath estão em fase operacional, revelou o Parlamento do Reino Unido.
+ Vídeo: Mulher encontra bloqueador de para-brisa 45 segundos após estacionar em área privada
+ Japão, Reino Unido e Itália avançam com programa de caça de sexta geração
“Os dois esquadrões de F-35 da Força Aérea dos EUA estacionados na RAF Lakenheath atingiram a capacidade operacional plena, o que foi alcançado no outono de 2025”, revelou o Ministro da Defesa Alistair Carns.

Segundo informações do site UK Defence Journal, a presença do F-35 em Lakenheath concentra-se nas duas unidades de quinta geração da 48ª Ala de Caça, o 495º Esquadrão de Caça e o 493º Esquadrão de Caça.
O 495º esquadrão foi reativado em 2021, tornando-se a primeira unidade de F-35A da Força Aérea dos EUA permanentemente baseada no exterior. Juntos, os dois esquadrões estão programados para operar uma frota combinada de 52 aeronaves.
Os esquadrões conferem aos Estados Unidos uma capacidade permanente de quinta geração na Europa, num momento em que dissuadir a Rússia continua a ser uma prioridade.
As aeronaves já foram destacadas para a Polónia e continuam a treinar em toda a região, juntamente com os parceiros da OTAN.
A base RAF Lakenheath fica localizada em Suffolk, perto da vila de Lakenheath, na Inglaterra. Apesar de ser uma estação da Força Aérea britânica, ela serve como base para unidades da Força Aérea dos Estados Unidos.
Foto: Royal Air Force. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.
