Caça F-35 “Franken-bird” voa após ser reconstruído a partir de partes de dois aviões

Caça F-35 "Franken-bird" voa após ser reconstruído a partir de partes de dois aviões. Foto: hill.af.mil
Caça F-35 “Franken-bird” voa após ser reconstruído a partir de partes de dois aviões. Foto: hill.af.mil

Base da força aérea de Hill, Utah – Aviadores da 388ª Ala de Caça concluíram um projeto pioneiro para restaurar um F-35A Lightning II a partir de duas aeronaves danificadas, marcando um feito inédito na história da aviação militar.

O projeto de restauração, apelidado de “Franken-bird“, combinou partes de um F-35A que sofreu um colapso do trem de pouso em 2020 com outra aeronave que teve danos significativos após um incêndio no motor em 2014. A reconstrução foi um esforço interagências envolvendo o Escritório do Programa Conjunto F-35, o Complexo Logístico Aéreo de Ogden, a 388ª Ala de Caça e a Lockheed Martin.

Caça F-35 "Franken-bird" voa após ser reconstruído a partir de partes de dois aviões. Foto: hill.af.mil
Caça F-35 “Franken-bird” voa após ser reconstruído a partir de partes de dois aviões. Foto: hill.af.mil

Durante a reconstrução, a equipe da Base Aérea de Hill desenvolveu ferramentas personalizadas e equipamentos exclusivos para unir as partes das aeronaves danificadas. Esse trabalho ocorreu no Complexo de Logística Aérea de Ogden antes de o jato ser devolvido ao 388º FW em novembro de 2023.

Segundo Scott Taylor, engenheiro mecânico líder da Lockheed Martin, as técnicas pioneiras aplicadas durante esse projeto podem ser usadas no futuro para reparar danos de batalha em aeronaves em operações avançadas.

Nos estágios finais da restauração, a aeronave ficou sob os cuidados do 4º Esquadrão de Geração de Caças, onde os mantenedores trabalharam em tarefas complexas como reinstalação do trem de pouso, reconfiguração do centro de gravidade e a reconstrução dos sistemas aviônicos e da cabine.

O aviador sênior Jaguar Arnold, chefe de tripulação dedicado do 4º FGS, afirmou que o projeto trouxe desafios inéditos para a equipe: “Quando recebemos a aeronave, ela era basicamente um casco vazio. Havia muitas tarefas que nunca tínhamos realizado antes no nível da unidade”.

Caça F-35 "Franken-bird" voa após ser reconstruído a partir de partes de dois aviões. Foto: hill.af.mil
Caça F-35 “Franken-bird” voa após ser reconstruído a partir de partes de dois aviões. Foto: hill.af.mil

Impacto para a Força Aérea e Economia de Custos

Além do aprendizado técnico adquirido pelos mantenedores, o projeto “Franken-bird” resultou em uma economia significativa para a Força Aérea. Segundo o 1º Tenente Ryan Bare, comandante do Sortie Generation Flight do 4º FGS, a reconstrução do F-35A custou menos de US$ 6 milhões, enquanto uma aeronave nova custa mais de US$ 80 milhões.

O sucesso do projeto também levou a melhorias na documentação técnica conjunta do F-35, beneficiando futuros processos de manutenção.

Próximos Passos

Após um voo de verificação funcional bem-sucedido na Base Aérea de Hill, a aeronave foi enviada para as instalações da Lockheed Martin em Fort Worth, Texas, para certificações finais. Concluídas essas etapas, o F-35A “Franken-bird” retornará à 388ª Ala de Caça e será operado pelo 4º Esquadrão de Caça.

Caça F-35 "Franken-bird" voa após ser reconstruído a partir de partes de dois aviões. Foto: hill.af.mil
Caça F-35 “Franken-bird” voa após ser reconstruído a partir de partes de dois aviões. Foto: hill.af.mil

Fonte ne imagens: hill.af.mil. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.

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