A crise que está sendo vivenciada atualmente devido à escassez de semicondutores deve continuar pelo menos ao longo de 2022, com vistas a melhorar ao longo de 2023, para atingir certa “normalidade” em 2024. Sem dúvida, o acima parece muito drástico, mas é um cenário bem realista, algo que, sem dúvida, continuará afetando marcas como a Toyota e sua longa lista de espera que atualmente tem o novo Land Cruiser 300.
+ Nota ofical sobre acidente da Youtuber Aline Futcher
+ Porsche Cayenne 2022 recebe acabamento mais luxuoso: Platinum Edition por R$ 445 mil
+ As 10 maiores fabricantes de motocicletas do mundo
Desde o início da produção, esse modelo foi afetado pelo fechamento da fábrica onde é produzid0, sofrendo uma paralisação das atividades por um mês devido a pandemia atual, somado a isso, após sua reabertura, a falta de semicondutores estava atrasando cada vez mais a produção do SUV off-road da empresa japonesa.
Por si só, o modelo antes de seu lançamento, já havia gerado grande expectativa entre o público, ultrapassando 400% das reservas no mercado japonês. Traduzindo em uma espera para entregar as unidades em até quatro anos,na pior das hipóteses.
A informação foi confirmada pela própria Toyota, com um aviso em seu site oficial no Japão, alertando potenciais clientes do tempo que eles poderiam esperar se quisessem adquirir uma dessas unidades. Por outro lado, outra das repercussões que poderiam ser geradas, é que a revenda de um Land Cruiser 300, poderia disparar com preços bastante altos,de acordo com a alta demanda pelo modelo.
O modelo Land Cruiser, já tem mais de 70 anos de história
Nascido em 1951 como um veículo planejado para a Reserva Nacional de Polícia na época. Equipado com um motor a gasolina tipo B de 6 cilindros de 3.400cc, foi o primeiro automóvel a conseguir subir até a 6ª estação do Monte Fuji, mostrando alto desempenho. Em 1954, o nome do carro foi alterado para “Land Cruiser (land cruiser)”, e a história que continua até o presente começou. No Brasil ele chegou na terceira geração e fou batizado de Toyota Bandeirante sendo produzido de 1958 a 2001.