A Buell está de volta e sem os motores da Harley-Davidson

A 1190 Super Touring travel enduro está previsto para chegar em 2021. Foto: Divulgação
A 1190 Super Touring travel enduro está previsto para chegar em 2021. Foto: Divulgação

O fabricante americano de motocicletas Buell está de volta. A marca quer construir 10 novos modelos em 2024 entre motos superesportivas, enduros e tourers.

+ Harley-Davidson retira toda sua linha de vestuário da Amazon
+ Honda apresenta a Rebel CMX1100 para bater de frente com a Harley-Davidson
+ Honda lança nova esportiva retrô CB350 RS

A 1190 Super Touring travel enduro está previsto para chegar em 2021. Foto: Divulgação
A 1190 Super Touring travel enduro está previsto para chegar em 2021. Foto: Divulgação

Depois da crise de 2008 a Harley-Davidson decidiu fechar a marca (que havia comprado em 1988 diretamente do fundador) e a história também poderia ter terminado naquela época, mas o engenheiro-músico Buell é teimoso e logo em seguida criou Erik Buell Racing que no entanto, em fechou suas portas em 2015.

Em 2016, Bill Melvin assumiu a empresa e no final de 2018, a Buell lançou uma nova edição limitada da superbike EBR 1190 em três versões, agora com um motor fornecido pela austríaca Rotax. Melvin conseguiu os direitos da marca Buell em 2020 e agora anunciou grandes planos para o futuro da marca.

A superbike 1190 RX . Foto: Divulgação
A superbike 1190 RX . Foto: Divulgação

Buell está de volta!” anunciou Bill Melvin em um comunicado à imprensa. “Estamos entusiasmados em trazer Buell de volta com esta grande seleção de superbikes e motocicletas de alto desempenho. Estamos começando com as motocicletas de produção americanas mais rápidas, feitas à mão nos Estados Unidos. Portanto, este é um bom começo!” Vários modelos de turismo e aventura seguirão nesta plataforma mais tarde. Melvin também anunciou a expansão das vendas para outros grandes mercados.

A Buell planeja lançar 10 novos modelos até 2024. Modelos de fora de estrada, esportivas, turismo e cruiser são mencionados explicitamente. Mas todos deveriam ser combinados em torno da conhecida arquitetura V2 com o motor 1.190 de 185 cv da EBR 1190.

A Buell também quer expandir sua gama para incluir motores de média e pequena cilindrada. Quando todos os modelos forem lançados, o Buell terá quatro motores diferentes, enfatiza Melvin. Além disso, um modelo elétrico também está sendo testado. Com todos os seus planos, Melvin também diz que está aberto para trabalhar com outros fabricantes.

Para enfatizar suas ambições, Melvin construiu uma nova unidade de produção em Grand Rapids, Michigan. O próprio fundador da marca, Erik Buell, está agora experimentando pequenas motocicletas e motos elétricas da marca Fuell .

Back to top