O USS Carney (DDG-64) derrubou um míssil balístico antinavio disparado pelos houthis na tarde desta sexta-feira, horário local, anunciou o Comando Central dos EUA nesta sexta-feira.
+ Ucrânia receberá helicópteros Sea King da Alemanha
Os houthis lançaram o míssil contra o navio, que já derrubou vários drones e mísseis houthis. Carney foi o primeiro navio a abater armas houthis quando usou SM-2s para abater vários drones e mísseis houthis que foram disparados em direção a Israel após os ataques do Hamas em 7 de outubro e o subsequente bombardeio israelense em Gaza.
Não houve feridos ou danos relatados, de acordo com o comunicado do Comando Central.
O comunicado disse especificamente que os houthis dispararam o míssil em direção a Carney, continuando uma mudança na linguagem do Departamento de Defesa. Antes de 11 de janeiro, quando os EUA e o Reino Unido lançaram seu primeiro conjunto de ataques coordenados contra alvos houthis, o DoD hesitou em dizer que os houthis estavam mirando navios americanos, dizendo em vez disso que navios, como Carney, estavam derrubando mísseis e drones em autodefesa porque não estava claro se eles eram os alvos.
Fonte: U.S. Naval Institue News