Foguete europeu Spectrum falha em voo inaugural logo após decolagem

Foguete Spectrum da Isar Aerospace durante lançamento na Noruega. Foto: Reprodução Youtube Isar Aerospace
Foguete Spectrum da Isar Aerospace durante lançamento na Noruega. Foto: Reprodução Youtube Isar Aerospace

A startup alemã Isar Aerospace realizou neste domingo (30) o aguardado lançamento inaugural do seu foguete Spectrum, a partir do Centro Espacial de Andøya, na Noruega. No entanto, a missão terminou em falha cerca de 18 segundos após a decolagem.

O voo, batizado de Going Full Spectrum, representava o primeiro lançamento orbital partindo do continente europeu (excluindo Rússia e Ilhas Britânicas). A decolagem ocorreu às 10h30 UTC, após duas tentativas frustradas devido ao mau tempo nos dias 24 e 29 de março.

Logo após deixar a plataforma, o foguete iniciou a manobra de inclinação, mas perdeu controle e caiu ao solo.

Mesmo com a falha, o lançamento do Spectrum representa um marco histórico, não apenas para a Isar Aerospace, mas para a indústria aeroespacial da Europa continental, que busca aumentar sua soberania no acesso ao espaço. O foguete deveria seguir uma trajetória para noroeste sobre o Mar da Noruega, colocando potenciais cargas em órbitas retrógradas. Este primeiro voo, no entanto, não levava cargas comerciais.

Foguete Spectrum da Isar Aerospace durante lançamento na Noruega. Foto: Reprodução Youtube Isar Aerospace

O Centro Espacial de Andøya, localizado acima do Círculo Polar Ártico, é um dos locais de lançamento mais ao norte do mundo e poderá abrigar até 30 lançamentos orbitais por ano.

Apesar da falha inicial, o voo proporcionará à Isar Aerospace dados valiosos para futuras correções e melhorias. A empresa já realizou com sucesso testes de solo dos estágios do foguete e planeja novos voos em breve.

A agenda de lançamentos do Spectrum já está ocupada até meados de 2027, com clientes como a Airbus, a startup japonesa ElevationSpace e a Agência Espacial da Noruega, que planeja lançar dois satélites do programa de vigilância do Ártico.

Fonte: Isar Aerospace / Andøya Space Center / US Launch Reports. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.

Back to top