Zenvo Aurora estreia com motor V-12 híbrido de 1850 cv que promete revolucionar os hipercarros

Zenvo Aurora estreia com motor V-12 híbrido de 1850 cv que promete revolucionar os hipercarros (Instagram @zenvoautomotive)

A Zenvo está prestes a lançar o Aurora, um hipercarro que promete impressionar com o motor V-12 mais potente já instalado em um carro de produção.

+Suécia compra drones da Polônia para reforçar apoio militar à Ucrânia
+EUA reforçam segurança na fronteira com o México com blindados e avaliam ataques a cartéis

Batizado de Mjølner, em homenagem ao martelo de Thor da mitologia nórdica, o motor do hipercarro foi desenvolvido em parceria com a especialista alemã Mahle. Ele conta com 6,6 litros de capacidade, quatro turbocompressores e tecnologia híbrida com três motores elétricos, alcançando impressionantes 1850 cv de potência combinada. O motor sozinho entrega 1250 cv e chega a 9800 rpm, proporcionando uma performance digna de um verdadeiro monstro das pistas.

O Mjølner traz inovações como o sistema de ignição por jato da Mahle, que substitui a vela tradicional por um sistema de pré-câmara para queima mais eficiente, permitindo que o motor funcione com combustíveis sintéticos e ainda cumpra as rigorosas normas europeias de emissões.

O carro terá duas versões: uma com tração integral para as ruas e outra com tração traseira, voltada para as pistas.

Além do impacto imediato do Aurora, a tecnologia do Mjølner poderá ser usada em versões menores de motores, como V6 e V8, abrindo caminho para aplicações futuras em outros modelos da Zenvo ou até mesmo em carros de outras marcas.

Mas exclusividade tem seu preço: o Zenvo Aurora custará quase US$ 3 milhões, reforçando a ideia de que, assim como o martelo de Thor, esse poder só será acessível a poucos.

Fonte: Car and Driver | Foto: Instagram @zenvoautomotive | Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial