Yamaha se despede do SR 400 no Japão. Depois de mais de 43 anos, uma edição final marca o fim da monocilíndrica refrigerado a ar.
+ Yamaha Super Ténéré 1200 deixa de ser produzida
+ Caoa agora quer ser a maior seguradora do Brasil
+ Comparativo Royal Enfield Himalayan 400 x Yamaha XTZ 250 Lander ABS
+ Royal Enfield confirma data de lançamento da sua nova moto de 350cc
A SR500 foi lançada em 1978, derivado da XT 500 avançou para se tornar uma moto ‘cult’ internacionalmente. SR significa Single Road – era um modelo retro antes mesmo que alguém inventasse o termo moto retro. O modelo 500, durou até 1999, se seguiu apenas como 400. Na Alemanha, saiu do mercado no final de 2016 sem ABS. A Yamaha está agora declarando o fim do modelo com a proibição da produção de motocicletas sem ABS, que entrará em vigor em outubro de 2021, e o aumento dos requisitos de emissões.
A SR 400 Final Edition será lançada no Japão a partir de 15 de março de 2021 – e uma edição limitada também estará disponível para verdadeiros freaks. A edição final não um número definido de exemplares e edição limitada é oferecida em um número de 1.000 exemplares. A edição final está disponível com uma pintura azul , banco marrom e uma pintura cinza de dois tons com um banco com design correspondente.
A edição limitada traz a cor especial preto-castanho sunburst, aros de raios na mesma cor, emblemas de modelos especiais nas tampas laterais e mostradores especialmente projetados nos instrumentos redondos.
A SR 400 Final Edition será vendida no Japão por aproximadamente R$ 32 mil em conversão direta, a Edição Limitada a quase R$ 40 mil, também em conversão direta. Fontes japonesas veem a produção na Tailândia para o mercado local ainda em andamento para o SR 400 e, portanto, combinam a esperança de que o SR possa comemorar um retorno em algum ponto.