O Volvo 440 foi apresentado pela primeira vez em junho de 1988. Este era um carro familiar de cinco portas que compartilhava sua tecnologia com o 480 coupé esportivo. A Volvo demonstrou que a tração dianteira era o caminho a seguir.
Trabalhar no que mais tarde se tornou o Volvo 440 começou em 1978. Este era um novo projeto que levaria a empresa aos carros Volvo do futuro. O pensamento livre e o objetivo das estrelas eram o nome do jogo – e assim o projeto foi apelidado de Galaxy.
Em setembro de 1980, o primeiro protótipo de tração dianteira estava pronto. Embora seu objetivo principal fosse testar as várias funções, em termos de aparência ele se assemelhava ao que mais tarde se tornaria o Volvo 440. O G4, como o protótipo era chamado, mostrava os atributos que a Volvo estava procurando. Ele tinha tração nas rodas dianteiras e era divertido dirigir. Os espaços interiores eram bons, enquanto as dimensões externas permaneciam compactas.
O projeto Galaxy culminou no lançamento de duas séries de modelos. O grande 850, que foi apresentado no verão de 1991, teve o maior impacto, mas o programa 400 realmente surgiu alguns anos antes. Essa parte do projeto foi assumida pelas subsidiárias da Volvo na Holanda em 1992, e foi aí que o trabalho de desenvolvimento continuou.
O primeiro dos novos modelos de tração dianteira da Volvo foi o cupê esportivo 480, lançado oficialmente no Salão de Genebra, em 1986. Esse nicho de mercado abriu caminho para o 440, que foi apresentado dois anos depois e acabou batalhando sério para compradores de carros na classe média.
O Volvo 440 era um modelo moderno de dois volumes, com um prático banco traseiro que foi dividido em duas seções. O painel central no painel de instrumentos ficou de frente para o motorista, facilitando o acesso aos controles. Os arranjos associaram este programa modelo à série 700, com seus lados lisos e janelas laterais quase verticais.
Todos os motores eram modelos de quatro cilindros com uma única árvore de cames à cabeça, de 1,6 litros a 2 litros, incluindo um modelo turbo de 1,7 litros.
Naturalmente, a segurança era uma consideração primordial e os freios ABS, estavam disponíveis como um acessório opcional desde 1989. Os pré-tensores e airbags do cinto foram instalados como extras opcionais a partir do ano de 1991 e o sistema integrado de proteção contra impacto lateral da Volvo. SIPS, foi introduzido no modelo em 1994.
Este carro foi produzido em Born, na Holanda, onde os modelos antecessores 340/360 e 480 também foram fabricados.
A próxima versão do modelo da série 400 – a 460, uma versão de salão de 440 e 10 centímetros a mais – foi apresentada em 1989.
A produção do Volvo 444 60 foi descontinuada em novembro de 1996: os sucessores, o S40 e o V40, estavam em produção paralela há mais de um ano na época.
Oito coisas que você não sabia sobre o Volvo 440:
O Volvo 440 também estava disponível em uma versão de carro de polícia, e foi usado como um carro de patrulha padrão para a força policial nacional e os serviços policiais regionais em países como os Países Baixos.
A série 400 nunca esteve disponível como patrimônio, mas duas empresas de design externas elaboraram propostas. A ASC Detroit nos EUA criou um esboço de design, enquanto Heuliez na França construiu uma propriedade protótipo para a série 400. Uma delas agora faz parte das coleções do Museu Volvo.
O design do Volvo 440 é atribuído a Peter van Kuilenburg, que trabalhou no departamento de design da Volvo Car BV, mas sua forma foi baseada no protótipo G4 projetado por Jan Wilsgaard, chefe de design.
Uma versão rallycross do Volvo 440, equipado com o motor Volvo de 2.3 válvulas e 16 válvulas com 715 cavalos de potência, competiu em 1992. Este carro também tinha tração nas quatro rodas.
O 440 Turbo veio com o computador de bordo instalado como padrão. Isso foi capaz de exibir o consumo de combustível, velocidade média, faixa, temperatura do óleo, temperatura do líquido refrigerante e temperatura externa. Quando a ignição foi ligada, o visor mostrava “OK” se o nível de óleo estivesse correto.
A partir de 1 de Dezembro de 1991, a Volvo Car BV deixou de produzir a série 400 ea produção foi transferida para a NedCar BV. A nova empresa era detida pelo estado holandês, pela Volvo Personvagnar AB e pela Mitsubishi Motors.
O carro conceito LCP 2000 foi um predecessor da série 400. O “Light Component Project” foi apresentado na primavera de 1983 e foi um protótipo de um futuro carro leve. O LCP2000 foi construído a partir de vários materiais leves e tinha tração dianteira, com um motor transversal.