Vídeo: Ucrânia transforma drones navais em lançadores de foguetes não tripulados

Ucrânia transforma drones navais em lançadores de foguetes não tripulados. Fotos e vídeos: Reprodução Twitter @ukraynahaberUcrânia transforma drones navais em lançadores de foguetes não tripulados. Fotos e vídeos: Reprodução Twitter @ukraynahaber

O serviço de segurança da Ucrânia (SBU) anunciou o uso do navio de superfície não tripulado Sea Baby (USV) equipado com lançadores de foguetes.

+ Clique aqui para ver o vídeo

Esta é a primeira vez que um lançador naval autônomo é empregado em combate.

Os drones navais estão armados com um sistema de foguete de lançamento múltiplo de 122 mm, que já foi testado em condições reais. De acordo com relatos, o SBU e a Marinha ucraniana usaram com sucesso esses drones para atacar posições russas no Kinburn Spit ocupado.

“Nosso Sea Baby não é apenas um drone, mas uma plataforma multifuncional que está em constante aprimoramento. Hoje, podemos confirmar que eles estão equipados com um sistema de foguetes de lançamento múltiplo, e essa solução tecnológica já está mostrando fortes resultados. O inimigo pode esperar novas surpresas”, disse um porta-voz do serviço de segurança.

Ucrânia transforma drones navais em lançadores de foguetes não tripulados. Fotos e vídeos: Reprodução Twitter @ukraynahaber

O lançador de foguetes é montado na parte superior do drone marítimo, capaz de lançar seis foguetes de 122 mm simultaneamente. O Sea Baby continua o desenvolvimento de USVs ucranianos anteriores, apresentando um design cinza de baixa visibilidade com sensores ópticos avançados e comunicações além da linha de visão para controle remoto.

Um proeminente recinto semelhante a um radome no Sea Baby abriga uma antena de comunicação via satélite, permitindo ataques a alvos a grandes distâncias. A produção de drones Sea Baby é um dos projetos financiados pela plataforma United24.

+ Veja mais vídeos sobre a guerra na Ucrânia

Fotos e vídeos: Reprodução Twitter @ukraynahaber. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.

Back to top