Vídeo: Ucrânia mostra o uso de um raro míssil 9M79 para o sistema de mísseis Tochka

Ucrânia mostrara o uso de um raro míssil 9M79 para o sistema de mísseis Tochka. Foto e vídeo: Reprodução telegram / MiliTJournal - WikimediaUcrânia mostrara o uso de um raro míssil 9M79 para o sistema de mísseis Tochka. Foto e vídeo: Reprodução telegram / MiliTJournal – Wikimedia

Recentemente, um vídeo mostrando lançadores de foguetes ucranianos disparando contra forças russas usando o sistema de mísseis Tochka-U surgiu nas redes sociais.

+ Clique aqui para ver o vídeo

O vídeo não revela a hora e o local exatos do incidente, e considerando que esses vídeos costumam ser publicados com um atraso significativo, é possível que o lançamento tenha ocorrido há vários meses.
Este vídeo é particularmente interessante devido ao tipo de míssil utilizado: o míssil 9M79F, que faz parte do complexo Tochka e tem um alcance de tiro de até 70 quilômetros.

Histórico dos Mísseis Tochka e Tochka-U

O sistema de mísseis Tochka, introduzido pelo exército soviético em 1975, foi desenvolvido para substituir o Tochka-U OTRK, adotado em 1989. O Tochka original tinha um alcance de tiro de até 70 quilômetros e uma precisão com um desvio provável de 250 metros. Para o sistema, existiam dois tipos principais de mísseis balísticos táticos-operacionais: o 9M79B, com ogiva nuclear, e o 9M79F, com ogiva convencional de alto explosivo.

A capacidade de um míssil da década de 1970, como o 9M79, ainda estar em uso hoje é notável e demonstra os esforços da indústria de defesa ucraniana para manter e fornecer uma ampla gama de armas para as Forças Armadas da Ucrânia, especialmente durante a invasão em grande escala da Rússia.

Capacidade e Importância do Tochka-U

O Tochka-U, uma versão aprimorada do Tochka, pode disparar o míssil 9M79M com um alcance de até 120 quilômetros, adotado em 1989. Além disso, o Tochka-U pode lançar mísseis como o 9M79K com ogivas de fragmentação de cluster e o 9M79FR com uma ogiva de fragmentação altamente explosiva e um buscador de radar passivo.

Ucrânia mostrara o uso de um raro míssil 9M79 para o sistema de mísseis Tochka. Foto e vídeo: Reprodução telegram / MiliTJournal - Wikimedia

A disponibilidade atual de mísseis Tochka-U nas forças armadas ucranianas ainda é incerta. No entanto, a utilização desses mísseis mostra a capacidade e a resiliência da Ucrânia em utilizar todas as armas disponíveis para defender seu território.

Conclusão

O uso contínuo dos mísseis Tochka, mesmo com décadas de idade, destaca a engenhosidade e a determinação da Ucrânia em maximizar seus recursos militares frente à invasão russa. As imagens e relatos divulgados sublinham a importância estratégica de tais armas em conflitos contemporâneos.

+ Clique aqui para ver mais vídeos da Guerra na Ucrânia

Fonte: defence-ua.com. Foto e vídeo: Reprodução telegram / MiliTJournal. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.

Back to top