Vídeo: Turquia apresenta o drone de ataque terrestre ZMA-X

Turquia apresenta o drone de ataque terrestre ZMA-X. Foto: X @SavunmaSanayiST

A empresa turca Aselsan revelou seu mais recente desenvolvimento, o drone de ataque terrestre ZMA-X, durante o Teknofest 2024.

+ Clique aqui para ver o vídeo

Este sistema não tripulado foi projetado com base em um veículo blindado de transporte de pessoal, oferecendo uma solução inovadora para operações no campo de batalha.

O ZMA-X, que utiliza o chassi do veículo blindado de transporte de pessoal ACV-15, é agora totalmente não tripulado e equipado com o módulo de combate Neger. Este veículo de combate foi concebido para acompanhar unidades tripuladas, fornecer apoio de fogo para a infantaria, realizar reconhecimento e, opcionalmente, executar tarefas logísticas.

+ M113A1: O Blindado que Resiste ao Tempo e à Guerra

Para aprimorar sua capacidade operacional, o ZMA-X recebeu uma série de modificações. O fabricante do chassi, FNSS, instalou placas de blindagem adicionais para proteger contra munições de 14,5×114 mm. Além disso, a Aselsan integrou sensores a laser de longo alcance (lidar) para facilitar a navegação em terrenos difíceis.

O ACV-15, a base do ZMA-X, é um veículo desenvolvido na Turquia que deriva do americano AIFV, por sua vez originado do veículo blindado M113A1. A FNSS produziu mais de 2.200 unidades deste modelo para as Forças Terrestres Turcas.

O veículo blindado original é equipado com um motor diesel Detroit Diesel 6V-53T de 300 cv, permitindo uma velocidade máxima de 65 km/h e um alcance de 490 km. O ACV-15 possui um chassi de esteira com suspensão de barra de torção, proporcionando boa capacidade off-road e a capacidade de atravessar obstáculos aquáticos, embora não esteja claro se essas características foram mantidas no ZMA-X após a adição de uma torre de 1,7 tonelada e blindagem extra.

O módulo de combate Neger, também conhecido como SARP 100/25, desenvolvido pela Aselsan, é projetado para destruir alvos terrestres. Equipado com dispositivos ópticos para todas as condições climáticas e um sistema de controle de fogo com rastreamento automático de alvos, o módulo é blindado de acordo com o padrão STANAG 4569 nível II, protegendo contra armas pequenas. Ele pode transportar 240 cartuchos de munição de 25 mm e um cinto de 500 cartuchos para uma metralhadora de 7,62 mm.

A introdução do ZMA-X representa um avanço significativo nas capacidades de combate das forças armadas turcas, destacando a crescente inovação no setor de defesa do país.

+ Clique aqui para ver mais vídeos sobre blindados e tanques de guerra

Fotos: X @SavunmaSanayiST. Vídeo: X @Aselsan. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.

Iris V Boas: A journalist full of enthusiasm and passion for journalism. A native of São Paulo, she has always been fascinated by the power of words and the ability of news to shape opinions and influence society.