Vídeo: Três novos barcos não tripulados foram desenvolvidos na Rússia

“Orkan”, “BEK-1000 (ASV-10000) ” e “Vizir”. Foto e vídeo: Telegram / JSC Rosoboronexport

Após perder vários navios de guerra para drones marinhos, a Rússia parece ter aprendido a lição e agora revelou três novos barcos não tripulados. Esses drones navais foram apresentados na exposição naval FLOT-2024.

+ Clique aqui para ver o vídeo

As imagens da exposição mostram os barcos não tripulados “Orkan“, “BEK-1000 (ASV-10000) ” e “Vizir“.

O Orkan é um modelo multiuso compacto, capaz de atingir velocidades de até 40 nós e tem um alcance de pelo menos 500 quilômetros, além de uma navegabilidade de até três pontos.

Vizir. Foto e vídeo: Telegram / JSC Rosoboronexport

O Vizir pode atingir velocidades de até 45 nós (83,4 km/h) e tem um alcance de até 434 quilômetros.

Além disso, a Rosoboronexport apresentou o drone de superfície BEK-1000 na exposição FLOT-2024. Afirma-se que o BEK-1000 é capaz de transportar até uma tonelada de carga útil para vários fins. O barco não tripulado também possui uma superestrutura, provavelmente para acomodar uma poderosa ogiva.

As empresas de defesa russas planejam oferecer seus barcos não tripulados a clientes estrangeiros. Na exposição, observou-se que os drones devem ser várias vezes mais baratos do que os navios de guerra que estão tentando atingir.

Os drones navais não são novidade no mundo da tecnologia de defesa e têm sido utilizados por vários exércitos ao redor do mundo há mais de um ano. No entanto, foi apenas com o início da guerra russo-ucraniana que a visão sobre este instrumento de guerra foi radicalmente revista.

A Ucrânia começou a usar drones navais de ataque em 2022. Também na Rússia, em 2023, a empresa russa KMZ apresentou o drone de ataque naval Dandelion, que é feito de acordo com um design semelhante aos drones ucranianos.

Sobre a Rosoboronexport

A JSC Rosoboronexport é a única organização estatal na Rússia para a exportação/importação de toda a gama de produtos, serviços e tecnologias militares e de dupla utilização. Parte da Rostec State Corporation. A Rosoboronexport foi fundada em 4 de novembro de 2000 e é uma das líderes no mercado global de armas. A empresa é responsável por mais de 85% das exportações russas de armas e equipamentos militares.

Foto e vídeo: Telegram / JSC Rosoboronexport

Iris V Boas: A journalist full of enthusiasm and passion for journalism. A native of São Paulo, she has always been fascinated by the power of words and the ability of news to shape opinions and influence society.