A Coreia do Sul conduziu um teste bem-sucedido de lançamento do seu mais recente míssil balístico, o CTM-290, destinado à Polônia. O teste foi realizado utilizando o sistema de lançamento Homar-K e contou com a presença de vários representantes do governo polaco, destacando a importância deste evento para ambos os países.
+ Clique aqui para ver o vídeo
O míssil CTM-290, desenvolvido pela Hanwha Aerospace, uma das principais empresas de defesa da Coreia do Sul, é um míssil guiado com um alcance impressionante de 290 km. As características desta arma, incluindo o alcance de voo e as capacidades da ogiva, são comparáveis às do sistema de mísseis ATACMS, desenvolvido pelos Estados Unidos, o que demonstra a avançada tecnologia militar sul-coreana.
O teste balístico Homar-K ocorreu na instalação de teste de Anheung, na costa oeste da República da Coreia, gerenciada pela Agência de Tecnologia de Defesa da Coreia (ADD). Este evento é um importante ponto de virada para as Forças de Foguetes e Artilharia.
Desde o final de setembro de 2005, quando o 7º Esquadrão de Mísseis Táticos em construção foi dissolvido, as Forças Armadas polonesas não têm nenhum míssil balístico tático de curto alcance à sua disposição.
A razão para isso foi o esgotamento da vida útil e a falta de peças de reposição para os quatro lançadores do sistema 9K79 Toczka adquiridos no final da década de 1980.
O último lançamento de Toczka no Exército polonês ocorreu em maio de 1999, há quase exatamente um quarto de século.
Fonte: defence24.pl. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.
Foto e vídeo: Reprodução Twitter @clashreport