Vídeo: Suzuki revela a nova V-Strom 800DE na Eicma em Milão

Nascida para viajar, a V-Strom 800DE é uma bigtrail totalmente nova, projetada para permitir que os motociclistas viajem longas distâncias. Com suspensão totalmente ajustável com 220 mm de curso, uma roda dianteira de 21 polegadas, 220 mm de distância ao solo e um pacote eletrônico com recursos adicionais voltados para o desempenho quando a estrada termina, a V-Strom 800DE é o novo ícone da aventura.

+ Honda revela nova CL500 com estilo retrô inspirado nos anos 60
+ As 12 Picapes mais vendidas no Brasil
+ Nova Yamaha MT-125 2023 é apresentada, veja vídeo, fotos e características

Suzuki V-Strom 800DE. Foto: Divulgação
Suzuki V-Strom 800DE. Foto: Divulgação

Motor

No coração da nova V-Strom 800DE está o novo motor bicilíndrico paralelo da Suzuki. O motor DOHC de 776 cc produz 84,3 cv de potência máxima a 8.500 rpm, com 78 Nm de torque máximo a 6.800 rpm.

Projetado para ser estreito e compacto, para expandir as possibilidades de flexibilidade geral do projeto, o motor de longo curso com quatro válvulas por cilindro produz torque suave, mas potente em baixas rotações, antes de fornecer toda sua potência em altas rotações .

Esse desempenho é auxiliado pelo uso de um design de virabrequim de 270°, que oferece altos níveis de torque e tração positiva – off-road extra-benéfico – e um ronco agradável em sua nota de escape, garantindo que ele mantenha um caráter mais semelhante ao famoso da Suzuki. Gêmeos em V. Um Suzuki Cross Balancer, um novo design inovador de balanceador primário, reduz a vibração indesejada e ajuda a obter um pacote compacto e leve que aprimora o manuseio ágil do V-Strom 800DE.

Rodas raiadas e novo Chassi

Suzuki V-Strom 800DE. Foto: Divulgação
Suzuki V-Strom 800DE. Foto: Divulgação

Raiadas nas medidas de 21 polegadas na frente e uma traseira de 17 polegadas, calçadas com pneus Dunlop Trailmax Mixtour. Aumentando ainda mais a capacidade do novo V-Strom de atravessar terrenos mais acidentados com facilidade, com 220 mm de curso da suspensão, controlado por hardware totalmente ajustável da Showa e 220 mm de distância ao solo.

Uma estrutura de aço resistente fornece a força necessária para lidar com pistas e trilhas e oferece excelente estabilidade em linha reta e manuseio ágil. Os trilhos do assento são projetados para suportar os impactos e as pressões de andar em trilhas e apresentam um perfil estreito que ajuda os ciclistas a controlar melhor a motocom as pernas.

Suzuki V-Strom 800DE. Foto: Divulgação
Suzuki V-Strom 800DE. Foto: Divulgação

Além disso, ajudando os pilotos a controlar o novo V-Strom 800DE dentro e fora de estrada, estão barras largas e afuniladas de alumínio e pedaleiras de aço – embora cobertas de borracha. Uma longa distância entre eixos ajuda na estabilidade, auxiliada por um braço oscilante de alumínio com uma forma única que aumenta a rigidez vertical, lateral e de torção.

Eletrônica

Suzuki V-Strom 800DE. Foto: Divulgação
Suzuki V-Strom 800DE. Foto: Divulgação

Um acelerador ride-by-wire proporciona uma sensação natural e sincroniza com uma variedade de recursos eletrônicos que melhoram ainda mais o desempenho da V-Strom 800DE em uma variedade de situações de pilotagem.

Assim como a sua irmã maior a V-Strom 1050DE, ela ganha um sistema de controle de tração com três modos on-road, que proporcionam níveis variados de intervenção, além da introdução de um modo G para uso off-road. O modo G permite mais derrapagem, que é suprimida apenas o suficiente para ajudar a evitar deslizamento excessivo, de modo que a potência continua a ser entregue à roda traseira com o mínimo de interrupção. Como resultado, o motociclista obtém a potência consistente que deseja. Os pilotos mais experientes também podem optar por desengatar totalmente o controle de tração para um controle ainda mais direto.

A V-Strom 800DE também possui duas configurações de ABS, proporcionando maior ou menor intervenção, além da possibilidade de desengatar o ABS traseiro para maior confiança e controle off-road.

Suzuki V-Strom 800DE. Foto: Divulgação
Suzuki V-Strom 800DE. Foto: Divulgação

 

As trocas de marchas são suaves e ininterruptas graças a um quickshifter bidirecional, o que significa que os pilotos não precisam incomodar a alavanca da embreagem e podem manter o acelerador aberto nas mudanças de marcha, enquanto não há necessidade de ativá-lo nas reduções.

Como todos as novas Suzukis, há o sempre útil assistente de baixa rotação – que aumenta a velocidade de marcha lenta ao arrancar ou em velocidades baixas para reduzir o risco de travamento – e o Suzuki Easy Start System, que requer apenas um toque no botão de partida para ligue o motor para a vida.

Todos os auxílios avançados ao piloto são gerenciados por meio de um simples interruptor no guidão esquerdo e exibidos – ao lado da velocidade, hodômetro, conta-rotações e muito mais – em um painel TFT colorido de cinco polegadas.

+ VÍDEO: Aviação de defesa chinesa revela seu novo Drone Wing Loong 3 no AirShow China 2022
+ VÍDEO: Navio Russo dispara contra míssil de cruzeiro no Báltico
+ VÍDEO: Ministério da Defesa da Rússia publica ataque de seu helicóptero Kamov Ka-52 na Ucrânia

Estilo

Suzuki V-Strom 800DE. Foto: Divulgação
Suzuki V-Strom 800DE. Foto: Divulgação

Tudo o que foi dito acima está envolto em um estilo que é essencialmente V-Strom e moderno ao mesmo tempo. Voltando à herança DR Big e DR-Z da Suzuki, está o notável design de bico e um esquema de cores de herói que lembra as façanhas de corrida off-road da empresa do passado. Até os gráficos são projetados para se assemelhar a placas de números de motocross.

No entanto, o bico é mais curto, mais nítido e fica mais alto, destacando o espaço entre o para-lama dianteiro e o farol, criado graças à sua postura alta e 220 mm de curso da suspensão, e os novos faróis de LED hexagonais empilhados verticalmente são finos, leves e compactos.

As linhas da carroceria são nítidas com superfícies planas para criar uma aparência resistente. Acentos ousados ​​são introduzidos através do uso de peças coloridas moldadas na ponta do bico, ao lado do radiador, e abaixo do grande tanque de combustível de 20 litros. Linhas angulares definidas na área de aperto do joelho do painel moldado abaixo do tanque dão mais um toque sutil.

Um amarelo tradicional com detalhes em azul escuro e aros dourados é o que mais homenageia o pedigree off-road da Suzuki, enquanto o V-Strom 800DE também estará disponível em um cinza mecânico fosco com detalhes em amarelo moldado e aros pretos, e um vidro preto brilhante, que também vem com detalhes em azul escuro e rodas douradas.

Disponibilidade

Tanto o V-Strom 800DE quanto o GSX-8S estarão disponíveis nas concessionárias da Europa no primeiro semestre de 2023.

Suzuki V-Strom 800DE. Foto: Divulgação
Suzuki V-Strom 800DE. Foto: Divulgação
Suzuki V-Strom 800DE. Foto: Divulgação
Suzuki V-Strom 800DE. Foto: Divulgação
Suzuki V-Strom 800DE. Foto: Divulgação
Suzuki V-Strom 800DE. Foto: Divulgação
Back to top