A Frota do Mar Negro da Rússia está realizando exercícios para o uso de drones FPV (First-Person View) lançados de helicópteros, com o objetivo de combater drones navais ucranianos.
+ Clique aqui para ver o vídeo
As manobras estão sendo executadas como parte de uma estratégia para aprimorar a proteção da frota e de instalações costeiras russas.
Um vídeo divulgado pelo canal russo no Telegram “13 TACTICAL” mostra um helicóptero Mi-8/17 servindo como posto de comando aéreo. Pilotos de drones posicionados no interior da aeronave controlam os dispositivos a partir de uma das portas laterais do helicóptero, que permanece aberta durante o lançamento e operação dos drones.
O helicóptero, aparentemente adaptado para essas operações, não parece ser uma aeronave de combate tradicional, mas uma versão especializada para essa finalidade.
Embora a eficácia dessa tática ainda seja incerta, acredita-se que o uso de drones FPV lançados de helicópteros possa oferecer maior segurança e precisão em comparação com o uso de armamento aerotransportado tradicional.
A Frota Russa do Mar Negro busca, assim, criar um método eficaz para neutralizar os drones de superfície ucranianos, que são usados em ataques tanto navais quanto terrestres.
O uso constante da aviação naval pela Rússia na defesa de suas frotas e instalações revela a seriedade da ameaça representada pelos drones ucranianos. No entanto, há relatos de que nem todas as aeronaves retornam ilesas dessas missões, indicando os riscos enfrentados pela aviação russa nessas operações.
Fonte: mil.in.ua | Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial. Foto e vídeo: Telegram @tactical_13