Rússia inicia o maior exercício naval desde a época soviética com mais de 400 Navios de Guerra. Foto: @mod_russia
Nesta terça-feira (10/9), o Ministério da Defesa da Rússia divulgou um vídeo anunciando o maior exercício estratégico de 2024, denominado “Ocean-2024“, que envolverá mais de 400 navios de guerra, submarinos e embarcações de apoio.
+ Clique aqui para ver o vídeo
As manobras, que se estenderão até 16 de setembro, estão sendo lideradas pelo Comandante-em-Chefe da Marinha Russa, Almirante Alexander Moiseev.
O exercício ocorrerá em múltiplos teatros de operações, incluindo os oceanos Pacífico e Ártico, e os mares Mediterrâneo, Cáspio e Báltico. Além dos navios, participarão mais de 120 aeronaves e helicópteros, cerca de 7.000 unidades de equipamentos militares, e um contingente de mais de 90.000 soldados.
O objetivo central do “Ocean-2024” é testar a prontidão da Marinha Russa para comandar forças em diversas áreas de responsabilidade, enfrentar desafios operacionais não convencionais e utilizar armamentos modernos e de alta precisão. Também será avaliada a interação com marinhas de países parceiros em operações conjuntas no mar.
A primeira fase do exercício focará no deslocamento de grupos de forças para áreas de treinamento designadas. Na segunda fase, as forças russas conduzirão “ações de combate” simuladas contra alvos estratégicos de um inimigo fictício, incluindo o desembarque de forças anfíbias e a proteção de comunicações marítimas e atividades econômicas estratégicas.
O “Ocean-2024” também contará com a participação de outras agências russas, como o Ministério de Situações de Emergência e o Serviço Federal de Segurança (FSB), além de representantes de estados parceiros da Rússia.
Historicamente, os exercícios “Ocean” remontam à era soviética, com as primeiras edições realizadas entre 1970 e 1985, sendo consideradas as maiores manobras navais do período pós-guerra.
Fonte e imagens: Ministério da Defesa Russo @mod_russia.