Dois grupos de helicópteros militares da Força Aérea Russa chegaram à Bielorrússia vindos da Rússia, pousando no aeródromo de Machulishchy, na região de Minsk.
+ Clique aqui para ver o vídeo
O grupo de monitoramento bielorrusso Hajun relatou que a chegada dos helicópteros está provavelmente relacionada à participação no desfile que ocorrerá no dia 3 de julho em Minsk.
Um dos grupos consistia em cinco helicópteros de combate Ka-52, que têm sido ativamente utilizados na invasão russa da Ucrânia. O segundo grupo incluía cinco helicópteros de combate Mi-28, também utilizados pela Rússia na guerra desde 2022.
Os grupos foram acompanhados por um helicóptero de transporte multiuso Mi-26, que provavelmente transportava carga e equipamentos dos pilotos russos. Além disso, no dia 19 de junho, 16 aeronaves da 116ª Base Aérea de Assalto da Força Aérea de Belarus chegaram ao aeródromo de Machulishchy para participar do desfile.
De acordo com analistas do grupo bielorrusso Hajun, há atualmente um total de 18 aeronaves russas no território da Bielorrússia. O estado atual do grupo de aviação da Força Aérea Russa na Bielorrússia é o seguinte:
– Aeródromo de Lida – 1 aeronave Su-25;
– Aeródromo de Baranovichi – 2 aeronaves Su-24MR;
– Aeródromo de Baranovichi – pelo menos 4 aeronaves Su-30SM;
– Aeródromo de Machulishchy – 11 helicópteros.
+ Veja mais vídeos sobre a guerra na Ucrânia
Na Bielorrússia, caças russos Su-30SM e aeronaves de reconhecimento Su-24MR estão envolvidos nas operações do “Sistema Regional Unificado de Defesa Aérea”. Desde fevereiro de 2022, a Bielorrússia tem servido como uma base de lançamento para a invasão da Ucrânia, com aviões militares russos decolando de aeródromos bielorrussos para atingir o território ucraniano.
Para recapitular, os militares da Rússia e da Bielorrússia iniciaram recentemente uma nova etapa de exercícios de forças nucleares táticas, demonstrando a contínua cooperação militar entre os dois países.
Fonte: mil.in.ua Vídeo e fotos: Reprodução Telegram: t.me/voentv_by
Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial