Ministério da defesa da Rússia publicou neste 23 de dezembro um vídeo comemorando o Dia da Aviação de Longo Alcance das Forças Aeroespaciais Russas.
+ Clique aqui para ver o vídeo
Hoje, a Tupolev JSC é a única desenvolvedora de aeronaves estratégicas e de longo alcance no país – Tu-95MS, Tu-22M3 e Tu-160. Estas aeronaves são o orgulho e símbolo do poder das Forças Aeroespaciais desde a era Soviética até os dias atuais.
O borbardeiro Tu-160, ou “Cisne Branco”, é a maior aeronave supersônica e de geometria variável da história da aviação militar, bem como a aeronave de combate mais pesada do mundo, tendo o maior peso máximo de decolagem entre os borbardeiros . Na época de sua criação, as características e capacidades do Tu-160 eram revolucionárias, muitas delas permanecem únicas até hoje.
As aeronaves Tu-160 têm 44 recordes mundiais oficiais.
Todos os Tu-160 receberam nomes próprios: Heróis da temida União Soviética, Designers-Chefes Andrey Nikolayevich Tupolev e Valentin Ivanovich Bliznyuk, e outras pessoas notáveis diretamente relacionadas à Aviação de Longo Alcance.
Além do Tu-160, na Aviação de Longo Alcance, nomes próprios são atribuídos aos porta-mísseis Tu-95MS (em homenagem às cidades russas) e Tu-22M3 (em homenagem aos pilotos de destaque).
O porta-mísseis Tu-95MS é o mais rápido e único bombardeiro em série e porta-mísseis do mundo com motores turboélice. As qualidades de voo elevado desta aeronave são confirmadas por 60 recordes mundiais da aviação.
A aeronave foi apelidada de “Bear” (do inglês – Bear, como o porta-mísseis é chamado no Ocidente).
O bombardeiro supersônico de longo alcance Tu-22M3 foi projetado para atingir alvos marítimos e terrestres.
As aeronaves da série Tu-22M são avançadas para sua época, e os desenvolvimentos técnicos sobre elas foram então usados no desenvolvimento de veículos de passageiros e de combate. Um dos símbolos mais reconhecíveis da aviação russa.
Fotos e vídeos: Reprodução telegram t.me/mod_russia