
A indústria de defesa turca divulgou um vídeo do teste bem-sucedido do Sistema de Armas “PUSU”, desenvolvido pela Roketsan. Pela primeira vez, o sistema foi utilizado contra um alvo aéreo, empregando o míssil guiado a laser CİRİT, que atingiu o alvo com precisão.
O teste foi divulgado nas redes sociais da empresa, destacando a performance do sistema: “…No disparo de nosso Sistema de Armas “PUSU” contra o alvo aéreo pela primeira vez, nosso Míssil Guiado a Laser CİRİT atingiu o alvo com sucesso”, afirmou a Roketsan.
+ Clique aqui para ver o vídeo
O CİRİT demonstrou sua eficácia no campo de batalha durante o exercício. A declaração da empresa ainda enfatizou: “Com sua capacidade de disparo de alta precisão, o CİRİT provou mais uma vez sua eficácia no campo”.
Solução móvel e versátil
O PUSU carrega quatro mísseis CİRİT prontos para o lançamento, posicionados na parte traseira do sistema que foi instalado em um picape.
Com alcance de até 8 quilômetros, os mísseis são guiados por sensores eletro-ópticos, como o sistema KARAKURT, localizado na frente da plataforma. Em sua versão voltada para defesa aérea, o sistema também incorpora um radar AESA.
Projetado para operações móveis, rápidas e de alta precisão, o PUSU se destaca por ser uma solução eficaz em ambientes de conflito assimétrico. A designação do alvo pode ser feita tanto a partir de plataformas externas quanto por forças especiais atuando diretamente na linha de frente.
O sucesso do teste reforça o papel estratégico da Roketsan no desenvolvimento de sistemas de armas modernos e adaptáveis às exigências dos campos de batalha contemporâneos.
Fonte e imagens: SavunmaSanayiST | Roketsan @roketsan. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.
