Vídeo: República Tcheca entregou um simulador de caça F-16 para a Ucrânia

Vídeo: República Tcheca entregou um simulador de caça F-16 para a Ucrânia. Imagens: Telegram / ComAFUA

O equipamento foi entregue a uma das brigadas de aviação tática, conforme informou o tenente-general Mykola Oleshchuk, comandante da Força Aérea das Forças Armadas da Ucrânia.

+ Clique aqui para ver o vídeo

O componente principal do simulador já está sendo avaliado e preparado para uso por especialistas ucranianos.

O simulador de caça F-16, entregue pela República Tcheca, está em fase de treinamento. Maio, 2024. Um frame do vídeo da Força Aérea das Forças Armadas da Ucrânia evidencia que “este equipamento é um simulador de aviação completo, equipado com uma cabine real de um F-16. O piloto pode identificar precisamente a localização dos controles, o que visualiza durante o voo e quais sinais são transmitidos”, explicou Oleksandr Dyakiv, representante do Comando de Treinamento da Força Aérea Ucraniana.

Com este simulador, os pilotos podem revisar a localização dos controles do caça, praticar manobras de voo e o uso de armamento.

O Comandante da Força Aérea expressou gratidão a todos que contribuem para o fortalecimento da aviação na Ucrânia. “Sou grato a todos que auxiliam na expansão da nossa capacidade aérea. Além dos F-16, é essencial desenvolver uma robusta estrutura educacional e material para nossos jovens. Apelo aos nossos aliados para apoiarem essa iniciativa”, enfatizou Mykola Oleshchuk.

Os primeiros caças F-16 devem chegar à Ucrânia no verão de 2024, e até lá, os pilotos devem completar sua formação.

Foi reportado em março de 2024 que dois grupos de pilotos ucranianos começarão a treinar nos F-16 na Dinamarca e nos Estados Unidos.

O treinamento abrange também o pessoal técnico responsável pela manutenção das aeronaves nos aeródromos e pela preparação para as operações de voo.

A Holanda planeja enviar caças F-16 para a Ucrânia no próximo outono, seguindo a Dinamarca, que planeja fazer a transferência no verão.

+ Clique aqui para ver mais vídeos da Guerra na Ucrânia

Fonte Imagens: Telegram / ComAFUA