Leonardo e Pratt & Whitney Canada anunciaram hoje a conclusão bem-sucedida do primeiro voo de um helicóptero AW139, equipado com motores PT6C-67C, usando 100% Combustível de Aviação Sustentável (SAF).
+ Clique aqui para ver o vídeo
Realizados nas instalações da Leonardo em Cascina Costa di Samarate (Itália) em 21 de novembro, os testes de vôo e solo de 75 minutos avaliaram o desempenho do motor com múltiplas variações de potência e outros sistemas.
O teste mostrou uma excelente resposta ao novo combustível, sem diferenças significativas em comparação com o uso do combustível Jet A1.
Este objetivo marca uma inovação histórica tanto para os helicópteros Leonardo quanto para a família de motores PT6 da Pratt & Whitney Canada.
No início deste ano, helicópteros AW139 em serviço realizaram voos com SAF, misturado com combustível de aviação tradicional sob os padrões de certificação atuais, no Japão, na Malásia e, mais recentemente, nos Emirados Árabes Unidos. Todos os principais tipos com certificação civil dentro da linha de helicópteros Leonardo são certificados para operações usando SAF com uma proporção combinada de até 50%.
O voo de demonstração 100% SAF do AW139 é mais uma prova do excelente design e desempenho da aeronave e de seus sistemas, sendo classificado como o helicóptero de maior sucesso em sua classe, com um impacto crescente e incomparável. Com mais de 1.100 AW139 em serviço em todo o mundo e quase 4 milhões de horas de voo registradas até o momento, este resultado mostra outro benefício tangível das possibilidades da aeronave para os muitos operadores que realizam missões em todas as condições climáticas e ambientais, à medida que buscam metas de sustentabilidade mais ambiciosas.
Fotos e vídeo: Divulgação Leonardo