Primeiro caça polonês de 5ª geração é apresentado no Texas. X @SztabGenWP
No Dia da Aviação Polonesa, celebrado em Fort Worth, no Texas, foi apresentado o primeiro caça polonês de 5ª geração, o F-35A Lightning II.
+ Clique aqui para ver o vídeo
Este evento marca um avanço significativo no desenvolvimento das Forças Armadas da Polônia e representa um elemento crucial no processo de transformação militar do país. O novo caça promete mudar o futuro do #WojskoPolskie, iniciando um progresso sistêmico na defesa nacional.
O primeiro avião F-35, identificado pelo número AZ-01, foi transferido para a Força Aérea em dezembro deste ano e será operado a partir da base da Guarda Aérea Nacional de Ebbing, no Arkansas. Além disso, os pilotos poloneses serão treinados tanto nessa base quanto na base aérea de Eglin, na Flórida. Os primeiros pilotos partirão para os Estados Unidos no outono deste ano, onde receberão treinamento em oito aviões poloneses, que permanecerão em solo americano até 2027.
Durante a cerimônia de apresentação, o general de divisão Ireneusz Nowak, Inspetor das Forças Aéreas, destacou a importância da inclusão da Polônia na coalizão europeia de caças de 5ª geração: “Estamos nos juntando a uma forte coalizão de caças de 5ª geração em toda a Europa, fortalecendo a superioridade aérea através da dissuasão aliada”.
Ele reforçou que os aliados dos países #NATO estarão juntos à frente das ameaças em constante evolução.
Atualmente, os F-35 operam em 32 bases ao redor do mundo. Até o momento, mais de 1000 aeronaves foram entregues, 2540 pilotos foram treinados, juntamente com 16.690 técnicos de manutenção. A frota global de F-35 já ultrapassou 889.000 horas de voo acumuladas.
Fonte e imagens: X oficial do Estado-Maior das Forças Armadas Polonesas: @SztabGenWP. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.