Vídeo: Primeiro caça F-15EX Eagle II é entregue a Força Aérea dos EUA

F-15EX Eagle II. Foto e vídeo: Divulgação / BoeingF-15EX Eagle II. Foto e vídeo: Divulgação / Boeing

O primeiro caça a jato F-15EX Eagle II operacional pousou na Base Aérea da Guarda Nacional de Portland, Oregon, em 5 de junho de 2024. Com isso, a 142ª Ala da Guarda Aérea Nacional de Oregon, estacionada em Portland, tornou-se a primeira unidade operacional da Força Aérea dos EUA a colocar em campo a nova aeronave.

+ Clique aqui para ver o vídeo do F-15EX Eagle II

“Estamos imensamente entusiasmados e orgulhosos de poder servir o estado de Oregon e proteger o noroeste do Pacífico”, afirmou um representante da 142ª Ala. “Estamos honrados que a Força Aérea dos Estados Unidos tenha reconhecido que a 142ª Ala tem tudo para ser a primeira a defender nossa nação com o F-15EX Eagle II.”

Como a mais recente iteração da aeronave de superioridade aérea F-15 Eagle, o F-15EX apresenta maior capacidade de carga útil, controles fly-by-wire, cabine digital, sensores e radares modernizados, além de capacidades de guerra eletrônica. Eventualmente, espera-se substituir os modelos F-15C/D mais antigos e atualizar a frota Eagle da USAF.

A chegada da primeira aeronave operacional marca um marco significativo para o programa, após atrasos no cronograma de entrega. Defeitos de fabricação impactaram o Lote 1B, composto por quatro aeronaves de teste e duas operacionais. O cronograma de entrega original teve de ser adiado por seis meses, conforme detalhado na Avaliação Anual de Sistemas de Armas de 2023 do US Government Accountability Office.

De acordo com um vídeo divulgado pela Boeing, que mostra a aeronave recebendo pintura de cauda, os caças operacionais foram denominados EX7 e EX8. O fabricante confirmou ao Breaking Defense que o EX7, o outro caça operacional do Lote 1B, deverá chegar antes de julho de 2024, evitando por pouco uma violação do cronograma básico.

F-15EX Eagle II. Foto e vídeo: Divulgação / Boeing

Esta aquisição marca um avanço significativo na capacidade defensiva dos EUA, demonstrando o compromisso contínuo com a modernização e superioridade aérea.

Foto e vídeo: Divulgação / Boeing

Back to top