A principal fabricante de drones da Turquia anunciou que a variante naval do famoso Bayraktar TB2, o Bayraktar TB3 alcançou um marco significativo ao concluir com sucesso seus testes de decolagem e pouso.
+ Clique aqui par ver o vídeo
De acordo com uma publicação de Baykar no Facebook, esta conquista marca um grande passo em frente na prontidão e capacidades da nova versão Bayraktar TB3 com capacidade de pista curta.
A conclusão desses testes cruciais demonstra que o TB3 está agora totalmente preparado para a decolagem.
O TB3 é uma evolução naval do drone TB2 comprovado em combate, projetado especificamente com a capacidade de decolar e pousar em porta-aviões e navios de assalto anfíbios com pistas curtas.
Embora o Bayraktar TB3 possa se assemelhar ao Bayraktar TB2 em alguns aspectos, ele se distingue com uma gama mais ampla de capacidades e dimensões maiores. Com uma envergadura de 14 metros e um comprimento de 8,35 metros, o TB3 oferece capacidades operacionais mais extensas do que seu antecessor.
O peso máximo de decolagem do TB3 é de 1.450 quilos, com uma capacidade de carga útil de 280 quilos, representando um aumento significativo em comparação com os 150 quilos do TB2. Além disso, o TB3 emprega um motor diferente, o PD172 de 170 cavalos do TEI da Turquia, substituindo o Rotax 100 de 912 cavalos.
Fonte, fotos e vídeo: Baykar