
Navios das marinhas da Rússia e da Índia conduziram com sucesso uma série de manobras e disparos de artilharia na Baía de Bengala como parte do exercício bilateral Indra Navy 2025.
+ Clique aqui para ver o vídeo
Durante as operações no mar, os marinheiros de ambos os países trabalharam em conjunto em:
- manobras táticas combinadas;
- simulações de combate contra UAVs e embarcações não tripuladas de um inimigo simulado;
- disparos de artilharia contra alvos marítimos e aéreos;
- missões de escolta de embarcações;
- reabastecimento logístico em movimento com o petroleiro russo Pechenga.
O exercício também incluiu cooperação entre as aviações navais. Um helicóptero russo Ka-27M realizou pouso no contratorpedeiro indiano Rana, enquanto uma tripulação indiana a bordo de um helicóptero Chetak pousou com sucesso no convés da corveta russa.

As forças russas participaram com as corvetas Rezkiy, Geroy Rossiyskoy Federatsii Aldar Tsydenzhapov e o navio-tanque médio Pechenga, todos pertencentes à Frota do Pacífico. A Marinha indiana foi representada pelo destróier Rana e pela corveta Kutar.
Encerramento oficial em Chennai
Ao final dos exercícios, os navios de ambas as nações retornaram ao porto de Chennai, na Índia, onde foi realizada uma cerimônia oficial de encerramento e avaliação dos resultados da cooperação naval.

Fonte e imagens: Ministério da Defesa da Rússia. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.