Mi-8. Foto: Wikimedia
Um vídeo que circula online recentemente revelou a participação de helicópteros ucranianos na interceptação de drones kamikaze russos Shahed-136, uma operação que foi confirmada oficialmente pelo Comando da Força Aérea das Forças Armadas da Ucrânia no final de julho.
+ Clique aqui para ver o vídeo
O vídeo, cuja hora, local e afiliação específica dos helicópteros permanecem desconhecidos, mostra um Mi-8 ucraniano equipado com uma torre de metralhadora no nariz. A gravação documenta uma “caçada” bem-sucedida, onde o helicóptero alcança um drone Shahed e o destrói com várias rajadas de tiros.
Embora a identificação exata dos pilotos seja difícil, alguns detalhes sugerem que se tratam de militares ucranianos, como o uso do capacete americano HGU-56/P, que é característico entre as forças ucranianas.
Além disso, a metralhadora montada no nariz é um equipamento padrão para algumas unidades militares do Mi-8, incluindo o Mi-8MTV2 ucraniano atualizado, que também conta com blindagem adicional, novo equipamento de navegação e sistemas de proteção antimísseis.
Vale destacar que a plataforma Mi-8 pode ser armada com armamentos ainda mais poderosos. Na Rússia, por exemplo, uma versão altamente armada do Mi-8AMTSh-VN foi exibida em 2021, equipada com uma metralhadora “Kord” de 12,7 mm e um canhão automático UPK-23-250 de 23 mm.
Foto e vídeo: Twitter @clashreport. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.