Vídeo divulgado pelo Ministério de Defesa da Rússia, mostra o trabalho das tripulações de sistemas pesados de lançadores de foguetes Tos-1a na invasão Russa da Ucrânia.
+ Clique aqui para ver o vídeo
Segundo o vídeo: Especialistas em proteção radiológica, química e biológica das Tropas Aerotransportadas atacam o inimigo que se esconde em posições de defesa e abrigos enterrados com projéteis termobáricos não-guiados de 220 mm.
Além disso, as tripulações de sistemas pesados de lançadores de foguetes destroem postos de observação e defesa, esconderijos de munições e posições de artilharia.
O Tos-1a é considerado um dos alvos prioritários para o inimigo. Para garantir a segurança e prevenir sabotagens, as equipes são protegidas por grupos de segurança.
Projéteis termobáricos
Os projéteis termobáricos são munições que utilizam uma combinação de oxigênio e combustível para gerar uma explosão altamente destrutiva.
Quando o projétil é detonado, a mistura de combustível e oxigênio se inflama, produzindo uma bola de fogo intensa e uma onda de choque poderosa que pode causar danos significativos a estruturas e pessoal inimigo.
Essas munições são frequentemente usadas em operações militares para destruir bunkers, cavernas e outras fortificações inimigas.
TOS-1A
TOS-1A (também conhecido como TOS-1 Buratino) é um sistema de lançador de foguetes múltiplos projetado e fabricado pela Rússia. É baseado no chassi do tanque T-72 e é capaz de lançar 24 foguetes não guiados de 220 mm, que podem ser equipados com cabeças de guerra termobáricas ou de fragmentação de alta explosão.
O TOS-1A foi desenvolvido no final dos anos 80 e entrou em serviço com o exército russo no início dos anos 2000. Ele foi usado em vários conflitos, incluindo as guerras chechenas, a Guerra Russo-Georgiana e a Guerra Civil Síria.
O TOS-1A é conhecido por sua devastadora capacidade de fogo e recebeu o apelido de “Buratino” em referência ao personagem principal de um livro infantil russo que dispara lança-chamas dos dedos. Ele é usado principalmente para destruir posições fortificadas, bunkers e outros alvos estáticos, sendo altamente eficaz em guerras urbanas devido à sua capacidade de criar grandes explosões e ondas de choque.
Fotos e vídeos: reprodução Telegram t.me/mod_russia