Um caça MiG-29 da Força Aérea Indiana caiu nesta semana durante um voo de treinamento, e imagens dramáticas do momento em que os pilotos ejetaram-se da aeronave rapidamente circularam nas redes sociais.
+ Clique aqui para ver o vídeo
O incidente ocorreu enquanto o caça se dirigia de Adampur, no estado de Punjab, em direção a Agra, mas sofreu uma falha técnica logo após a decolagem.
Segundo informações, os dois pilotos a bordo conseguiram escapar em segurança ao acionar os assentos ejetáveis. Após o acidente, a Força Aérea Indiana emitiu um comunicado confirmando o ocorrido e detalhando que o caça MiG-29 caiu devido a uma falha no sistema durante um voo de rotina.
Este acidente é o segundo envolvendo um MiG-29 no país em apenas dois meses. Em setembro, outro MiG-29 caiu no distrito de Barmer, no Rajastão, também durante um treinamento, quando o piloto foi igualmente capaz de escapar com vida. No acidente mais recente, a aeronave envolvida foi um modelo MiG-29UPG modernizado, parte dos esforços da Índia para aprimorar a segurança e o desempenho desses caças.
O MiG-29 foi incorporado pela Força Aérea Indiana em 1987 com uma compra inicial de aproximadamente 80 unidades da antiga União Soviética (atual Rússia). Atualmente, o MiG-29 está no inventário aéreo de mais de 20 países, incluindo Azerbaijão, Bulgária, Síria, Ucrânia, Bielorrússia e Uzbequistão.
Apesar dos esforços de modernização, a recorrência de falhas técnicas levanta questões sobre a confiabilidade do MiG-29. A Força Aérea Indiana anunciou que uma investigação foi aberta para determinar as causas do acidente.
+ Clique para ver mais vídeos de acidentes aéreaos
Foto e vídeo: X @abhishekbabu237 / Wikimedia. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.