Cabul, 15 de maio de 2024 – Um vídeo divulgado recentemente capturou o momento exato da queda de um helicóptero militar Mi-17 no Afeganistão, uma aeronave que o Talibã recebeu após tomar o poder no país.
+ Clique aqui para ver o vídeo
De acordo com um comunicado de imprensa do Ministério da Defesa do Talibã, o acidente resultou na morte de uma pessoa e deixou outras 12 feridas com diversos graus de gravidade.
O helicóptero Mi-17 estava em uma missão de resgate na província de Ghor, recentemente atingida por inundações. Após concluir a tarefa, a aeronave estava retornando quando enfrentou problemas técnicos e caiu na cidade de Ferozkoch.
Logo após assumir o controle do Afeganistão, o Talibã anunciou planos para formar sua própria força aérea, utilizando recursos remanescentes do governo anterior. Entre os primeiros equipamentos capturados no aeródromo de Kandahar estavam helicópteros Mi-17 de fabricação russa e Black Hawks americanos.
Além desses, várias aeronaves de ataque leve A-29 Super Tucano e helicópteros de ataque leve MD530 foram encontrados no aeroporto de Mazar-i-Sharif. No entanto, o Talibã não conseguiu reter todo o equipamento da antiga Força Aérea afegã, que contava com cerca de 160 unidades. Um quarto dessa frota foi transferido para os países vizinhos Uzbequistão e Tajiquistão, junto com pilotos e pessoal técnico.
O equipamento restante sofreu danos significativos e levou muito tempo para ser restaurado, com parte dele sendo utilizado como fonte de peças de reposição.
+ Clique aqui para ver mais vídeos sobre assuntos militares
Vídeo: Telegram anna_news. Fotos: Telegram anna_news / Wikipedia