Vídeo mostra o caça F-35B de quinta geração, decolando do porta aviões HMS Queen Elizabeth

Um vídeo divulgado no Twitter pela Marinha Real Britânica nesta quinta (16), mostra a decolagem do caça de quinta geração F-35B Lightning II. Confira acima.

+ TATA e Lockheed Martin lançam vídeo do F-21
+ Veja as 10 motos esportivas mais vendidas no Brasil em 2023
+ Rússia divulga novo vídeo com seu caça Sukhoi Su-35 atuando na Guerra da Ucrânia

Vídeo mostra o caça F-35B de quinta geração, decolando porta aviões HMS Queen Elizabeth
Vídeo mostra o caça F-35B de quinta geração, decolando porta aviões HMS Queen Elizabeth

+ Vídeo: Passageira desesperada para fumar morde aeromoça e fica nua em voo
+ Carro de luxo de Péricles é achado desmontado na Zona Leste de São Paulo; veja fotos

F-35B Lightning II

Vídeo mostra o caça F-35B de quinta geração, decolando porta aviões HMS Queen Elizabeth

Lockheed Martin F-35 Lightning II ou F-35 Joint Strike Fighter é um caça multifunção supersônico furtivo de quinta geração, que fora desenvolvido para satisfazer as necessidades dos governos de Estados .

O F-35 foi concebido como projeto de três caças de quinta geração, CTOL F-35A JSF, STOVL F-35B JSF, CV F-35C JSF, de relativo baixo custo, para a Marinha, Força Aérea e Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, pois englobar três aeronaves em um mesmo projeto atenuou os elevados custos de desenvolvimento comparado aos três separados.

No entanto, devido a sucessivos problemas de desenvolvimento, o objetivo de baixo custo não foi atingido. As principais armas são transportadas em compartimentos internos, para um elevado grau de discrição. Mas armas adicionais podem ser transportadas externamente, em missões em que a furtividade não é necessária.

HMS Queen Elizabeth

HMS Queen Elizabeth

O HMS Queen Elizabeth é um navio porta-aviões operado pela Marinha Real Britânica e a primeira embarcação da Classe Queen Elizabeth, sendo seguido pelo HMS Prince of Wales. Nomeado em homenagem à rainha Isabel I da Inglaterra, sua construção começou em julho de 2009 no Estaleiro de Rosyth e foi lançado ar mar em julho de 2014, sendo comissionado na frota britânica como capitânia em dezembro de 2017.

O Queen Elizabeth não possui catapultas ou cabos de proteção e é projetado para operar aeronaves V/STOL. A ala aérea consiste tipicamente de caças multifunções F-35B Lightning II e helicópteros Merlin, para alerta antecipado aéreo e guerra anti-submarina. O projeto enfatiza a flexibilidade, com acomodação para 250 marinheiros e a capacidade de apoiá-los com helicópteros de ataque e grandes transportes de tropas, como os Chinook.

Vídeos e fotos: Reprodução Twitter HMS Rainha Elizabeth