Vídeo mostra caça Su-30MKI que caiu na Índia

Su-30MKI. Foto: Wikimedia

Nesta terça 4 de junho, um caça Su-30MKI da Força Aérea Indiana caiu perto da cidade de Nashik, no estado de Maharashtra, durante um voo de treinamento, conforme divulgado pela imprensa local.

+ Clique aqui para ver o vídeo do local da queda

O avião tinha dois pilotos a bordo no momento do acidente. Ambos sobreviveram, embora um tenha ficado ferido. A aeronave caiu em um campo desocupado, evitando vítimas no solo. Autoridades locais, militares e policiais rapidamente chegaram ao local do acidente. As causas do incidente estão sendo investigadas, com suspeitas de um possível mau funcionamento técnico.

Este acidente traz à memória um incidente anterior em janeiro do ano passado, quando caças Su-30MKI e Mirage 2000 colidiram durante um voo de treinamento na Índia.

+ Veja mais vídeos sobre acidentes aéreos

Sobre o Su-30MKI


O Su-30MKI é uma modificação do caça Su-30 desenvolvida pela Russian Sukhoi Corporation especificamente para a Força Aérea Indiana. Esta versão integra sistemas indianos, aviônicos, além de subsistemas de aviação franceses e israelenses. A produção dos caças multifuncionais é realizada na Índia, nas instalações da Hindustan Aeronautics Limited (HAL), sob licença.

A frota de caças Su-30MKI forma a espinha dorsal da Força Aérea Indiana e deve continuar assim por muitas décadas. Em 2023, a Índia possuía mais de 260 dessas aeronaves e fez novos pedidos.

Nos últimos 20 anos, a Índia investiu significativamente em propriedade intelectual e infraestrutura para a montagem, operação e manutenção (incluindo revisão e produção de peças de reposição) do Su-30MKI.

Em maio deste ano, a DRDO indiana realizou testes de voo do míssil antirradar modernizado RudraM-II, planejado para ser incorporado ao serviço. Os testes foram conduzidos a partir do caça Su-30MKI.

Fonte: deccanherald