A primeira remessa deste ano de bombardeiros Su-34 foi entregue às Forças Aeroespaciais Russas no âmbito da execução da ordem de defesa do estado.
+ Clique aqui para ver o vídeo da entrega dos novos Su-34
Os aviões foram fabricados na Fábrica de Aviação de Novosibirsk nomeada após V.P. Chkalov. Após a conclusão de todo o conjunto de testes de fábrica, o equipamento aéreo foi enviado ao cliente.
Os bombardeirosSu-34 formam uma parte importante da força de ataque da aviação de linha de frente russa. As capacidades da aeronave permitem o uso de meios aéreos avançados de ataque, aumentam o alcance de ataque a alvos terrestres e marítimos, e melhoram a precisão do bombardeio.
Desenvolvido para substituir o Su-24 Fencer, o Su-34 Fullback é um caça-bombardeiro tático de longo alcance. A aeronave tem suas origens no protótipo Su-27IB da década de 1980 e hoje é um dos aviões mais potentes da VKS.
O Fullback, como é chamado pela OTAN, tem uma carga útil de oito toneladas, podendo empregar bombas, foguetes, mísseis antirradar e antinavio, mísseis ar-ar e de cruzeiro e outros armamentos de precisão. Por conta do design de seu radome (que abriga o radar multimodo de varredura eletrônica passiva Leninets V004), o Su-34 é apelidado de bico de pato ou ornitorrinco.
Apesar de ser uma das aeronaves mais modernas da Rússia, cerca de 37 aeronaves Su-34 (número sem confirmação oficial) foram perdidos desde que a Rússia invadiu a Ucrânia pela segunda vez em 2022.
Fotos e vídeo: Telegram t.me/uac_ru – Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA