Vídeo: Ministério da Defesa da Rússia publica vídeo mostrando seus helicópteros de ataque em ação

O Ministério da Defesa da Federação Russa publicou imagens dedicadas ao 74º aniversário da Aviação do Exército, comemorado neste 28 de outubro. No vídeo aparecem os pricipais helicópteros de ataque da Rússia, todos eles sendo utilizados na invasão da Ucrânia pela Rússia.

Segundo o comunicado do Ministério da Defesa, o pessoal da aviação do exército está mais próximo da linha de frente durante a condução das hostilidades. Pilotos, navegadores, operadores, pessoal de engenharia e outros especialistas que garantem o funcionamento de aeronaves de asas rotativas e seus portos se mostram desinteressadamente.

+ Embraer quer vender KC-390 para a Coreia do Sul
+ Veja os 5 aviões de combate mais antigos ainda em uso
+ FAB divulga vídeo de lançamento do VSB-30, 1º foguete feito no Brasil
+ Nova Yamaha MT-125 2023 é apresentada, veja vídeo, fotos e características

Veja alguns dos principais helicópteros de ataque utilizados pela Aviação do Exército da Rússia

Kamov Ka-52

Kamov Ka-52. Foto: Ministério da Defesa da Federação Russa

O Ka-52 é um helicóptero de ataque de fabricação russa, produzido pela empresa Kamov. Foi baseado no Ka-50 desenvolvido na década de 1980 e introduzido no serviço ativo nas Forças Armadas da Rússia em 1995. Em 2008, a versão atualizada, chamada Ka-52, foi lançada pela Kamov. Considerado um dos helicópteros mais avançados do seu tipo, ele é armado com um canhão automático de 30 mm no nariz, além de lançadores de mísseis ar-terra, também sendo capaz de atingir alvos no ar. Cada unidade desta aeronave custa em média US$ 16 milhões de dólares. Possui uma velocidade de cruzeiro de 270 km/h e um alcance operacional de 545 km.

É utilizado como helicóptero de ataque e escolta pesado, com forte blindagem e uma variedade de armamentos. Seus dois rotores coaxiais lhe dão muita estabilidade e manobrabilidade.

+ Rússia já perdeu 25% da frota do helicóptero Ka-52 “Alligator”

Mil Mi-24

Mil Mi-24. Foto: Ministério da Defesa da Federação Russa

O Mil Mi-24, é um helicóptero de ataque e transporte de tropas de baixa-capacidade produzido pela Mil Moscow Helicopter Plant em 1970 e operado desde 1972 pela Força Aérea Soviética, por seus sucessores e por mais de outras trinta nações. A sua designação para exportação é Mi-35.

De grande tamanho, as suas mais notáveis variantes são os Mi-25 e Mi-35. Os pilotos soviéticos apelidaram esta aeronave como “tanque voador” (em russo: letayushchiy tank). Outros nomes não oficiais que recebeu foram Krokodil (“Crocodilo”), por causa da camuflagem do novo helicóptero, e Stakan (“Cristal”), devido às janelas como grandes placas de vidro ao redor do cockpit da primeira versão Hind A.

Em outubro de 2007, a Força Aérea da Rússia anunciou que em 2015 iria substituir os cerca de 250 helicópteros Mi-24 para os últimos trezentos Mil Mi-28 helicópteros de ataque e, possivelmente, o Kamov Ka-52.

+ Russos são bombardeados por drone em momento de intimidade

Mil Mi-28

Mil Mi-28. Foto: Ministério da Defesa da Federação Russa

O Mil Mi-28 é um helicóptero de ataque de fabricação russa. É um dos mais avançados do seu tipo, considerado uma versão otimizada do Mil Mi-24 e um “concorrente” do Apache. Ele é armado com uma metralhadora de 30 mm no nariz, além de lançadores de mísseis ar-terra, também sendo capaz de atingir alvos no ar. Cada unidade desta aeronave custa em média US$ 16 milhões de dólares.

O primeiro protótipo voou em novembro de 1982, com as primeiras unidades sendo entregues somente em 2004. O programa havia sido cancelado em 1993, em favor do desenvolvimento do Ka-50. Em 2003, o comando da força aérea russa confirmou este helicóptero finalmente iria integrar as forças militares do país.

+ Canto alemão: móvel aproveita muito melhor o espaço da sala de jantar
+ Kawasaki Versys 650 2023, ficha técnica, potência, consumo e preço
+ 21 mulheres que cortaram seus cabelos bem curtos e ficaram maravilhosas

Fonte: Ministério da Defesa da Rússia