Os militares ucranianos destruíram o sistema de artilharia autopropulsado Msta-S dos ocupantes russos na região de Donetsk. A operação foi registrada em vídeo, compartilhado no Telegram pelos defensores.
+ Clique aqui para ver o vídeo
O ataque, realizado pelo grupo Muramasa da 109ª brigada separada das Forças de Defesa Territorial, utilizou um drone FPV controlado por um operador. Inicialmente, o drone atingiu a arma, mas sem causar danos significativos, o que levou a tripulação russa a abandonar a posição.
No entanto, durante a fuga, o Msta-S russo foi novamente alvo do pesado drone ucraniano, que desta vez atingiu o veículo de artilharia. O impacto causou uma detonação instantânea das munições internas, resultando em uma poderosa explosão que destruiu completamente a arma e a tripulação.
“Outro alvo gordo foi destruído, todos os membros da tripulação das armas autopropulsadas 2S19 Msta-S foram enviados para o inferno”, destacou o grupo Muramasa.
Observadores que monitoram o conflito confirmaram que a unidade de artilharia foi destruída perto da vila de Vasylivka, na região de Donetsk. Vale mencionar que, entre maio e abril, as forças de ocupação russas perderam um número significativo de unidades Msta-S autopropulsadas de 152 mm.
+ Veja mais vídeos sobre a invasão russa da Ucrânia
Durante esse período, os militares ucranianos divulgaram vídeos e fotos de pelo menos nove armas autopropulsoras destruídas. A principal ferramenta de destruição foi o drone FPV de ataque, equipado com uma poderosa ogiva, cujo impacto frequentemente resultava na detonação das munições e na destruição completa da instalação de artilharia e de sua tripulação.
Vídeo e fotos: Reprodução Telegram t.me/muramasa_fpv. Fonte: mil.in.ua. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.