A Leonardo DRS, em parceria com a BlueHalo, apresentou um inovador sistema de defesa aérea a laser, montado no veículo blindado Stryker, projetado para enfrentar ameaças de drones (UAVs).
+ Clique aqui para ver o vídeo
O anúncio foi feito pelo site oficial da Leonardo DRS.
O novo sistema, criado para destruir drones dos grupos 1 a 3, utiliza uma combinação de tecnologias cinéticas e não cinéticas, sendo uma solução moderna e multifuncional para combater ameaças aéreas. Entre seus principais armamentos, o sistema inclui um laser de alta potência, além de um canhão Northrop Grumman XN914 de 30 mm e mísseis guiados APKWS 2 de 70 mm da BAE Systems.
Para detectar e rastrear alvos, o sistema utiliza o radar RPS-92 nMHR da DRS, junto com as plataformas de inteligência eletrônica BlueHalo Titan C-UAS e Titan-SV, garantindo uma cobertura completa contra drones hostis.
Durante uma demonstração no mês passado em Socorro, Novo México, para oficiais do Exército dos EUA, o sistema teve êxito ao destruir diversos drones utilizando o laser LOCUST de 26 quilowatts da BlueHalo.
A apresentação também mostrou a capacidade do sistema em eliminar simultaneamente drones e alvos terrestres com o laser e o canhão de 30 mm, destacando sua versatilidade em cenários de combate.
Aaron Hankins, vice-presidente sênior da Leonardo DRS Land Systems, destacou a agilidade no desenvolvimento do protótipo: “Em apenas oito meses, a Leonardo DRS e nossos excelentes parceiros da indústria projetaram, construíram e testaram este sistema de defesa aérea direcionado, baseado no Stryker.
Avançamos rapidamente, aproveitando nossa experiência e colaboração para fornecer capacidades de defesa aérea ao Exército com rapidez e eficiência.”
O sistema de defesa aérea a laser da Leonardo marca um passo significativo na proteção contra ameaças aéreas modernas, como drones, e reforça o compromisso da empresa em desenvolver soluções tecnológicas avançadas para as forças armadas.
Fonte: leonardodrs. Imagens: X @LeonardoDRSnews. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.