O AW249 Next Generation Exploration and Escort Helicopter teve sua estreia pública internacional durante uma cerimônia oficial na feira Eurosatory 2024 que contou com a presença de representantes da indústria, da Defesa italiana e de delegações internacionais.
+ Clique aqui para ver o vídeo
Dois protótipos estão voando e dois estão em montagem final: o AW249 foi criado para cenários de vários domínios e contextos operacionais futuros, em resposta à crescente necessidade de colaboração entre plataformas.
O helicóptero AW249, destinado a operações de alta complexidade, surgiu desse contexto. Denominada FENICE pelo Exército Italiano, destaca-se por seu processo de desenvolvimento “ágil”, que permite constante atualização nas diversas etapas de produção.
Seu desenvolvimento resulta da sinergia e do diálogo constante entre o Ministério da Defesa italiano e Leonardo, que levou a soluções técnicas baseadas em necessidades operacionais reais, como ameaças híbridas e não convencionais.
Um fator decisivo nesse sentido foi a cooperação entre os pilotos do AW129 da Aviação do Exército Italiano (AVES) e os pilotos de teste da Leonardo.
O AW249 foi projetado para operar em cenários complexos e congestionados, em ambientes de informação e comunicação cada vez mais interconectados, caracterizados por perfis de alta ameaça (cinética, cibernética e cognitiva). São os chamados cenários peer ou near-peer, pelos quais a ameaça tem níveis comparáveis de organização e capacidades. Envolvem áreas geográficas estratégicas de difícil acesso, conhecidas como bolhas A2/AD (Anti Access/Area Denial).
Requisitos deste tipo garantem o uso do FENICE com base na lógica e no conceito de operações multidomínio.
+ Veja mais vídeos sobre helicópteros
Por isso, o helicóptero foi projetado para oferecer uma série de capacidades ‘nativas’, já presentes na aeronave que será entregue ao Exército italiano em 2027.
Fonte: leonardo. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.
Fotos e vídeo: Twitter @LDO_Helicopters