O ditador norte-coreano, Kim Jong Un, inspecionou um novo “sistema tático de armas de mísseis” para o Exército Popular Coreano (KPA) enquanto se prepara para a guerra, informou a mídia estatal nesta quarta-feira.
+ Clique aqui para ver o vídeo
Kim vinculou este “avanço” militar a um plano de produção geral que as Forças Armadas da Coreia do Norte devem concluir até o final do ano. As unidades de artilharia do KPA, “encarregadas de um importante dever de tiro”, receberão o novo sistema de armas.
O jornal Rodong Sinmun acrescentou que as empresas da indústria de defesa da RPDC, sob a Segunda Comissão Econômica, responsáveis pelas vendas externas de equipamentos militares, cumpriram o plano de produção para o primeiro semestre de 2024.
Os lançadores de mísseis produzidos nesse período serão implantados e usados pelo “Grupo de Operações Ocidentais” do KPA, informou o jornal. A mídia estatal não especificou o nome ou o tipo do novo sistema de mísseis, nem as fábricas responsáveis por sua produção.
Fotos divulgadas pelo Rodong Sinmun mostram Kim Jong Un percorrendo o que parece ser um grande hangar com cerca de cem lançadores de mísseis Hwasong-11D (TELs), provavelmente produzidos na instalação. O Hwasong-11D é um míssil balístico de curto alcance que a RPDC provavelmente testou pela primeira vez em abril de 2022.
O alcance de voo do míssil Hwasong-11D é estimado em aproximadamente 100-180 quilômetros, e cada lançador é projetado para lançar quatro mísseis balísticos de curto alcance (BRMDs).
+ Clique aqui para ver mais vídeo do mundo militar
Fonte: nknews. Foto e vídeo: Twitter @nknewsorg